Quando os dias ficam confusos e apressados, quando a mente faz tanto barulho e você já não sabe qual pensamento ouvir primeiro, quando o trabalho o deixa cansado o suficiente para você se perguntar se fez as escolhas certas, quando o dia chega ao fim e você não tem mais vontade de fazer nada a não ser deitar em sua cama e dormir… você precisa dar um tempo para si mesmo.
É, você precisa simplesmente parar e arrumar algumas bagunças por dentro. Bagunças que você está empurrando para debaixo da cama, problemas que você evita olhar e encarar com coragem, situações que você empurra com a barriga esperando que elas se resolvam sozinhas ou que simplesmente deixem de existir.
Tudo isso se acumula dentro de nós e um dia começamos a falhar, começamos a apresentar sinais de que adoecemos psicologicamente, sem perceber, e daqui a pouco o nosso físico também sofrerá.
O ruim, é que estas falhas se refletem em toda a nossa vida. Uma ferida que não recebeu cuidado começa a inflamar e, de repente, aquelas partes saudáveis de nós, já estão tomadas de outras feridas. Esse é o preço que se paga por tentar pular etapas da vida, por tentar burlar o andar natural da carruagem.
Você precisa dar um tempo para si mesmo. Precisa parar e zerar o seu jogo.
Não tente um novo relacionamento sem antes limpar bem as feridas daquele romance que deixou marcas profundas. Elas precisam do seu cuidado e não irão se curar sozinhas. Não tente mudar o foco e investir em uma vida social agitada enquanto você não descobriu como suportar a própria companhia. Suportar a solidão e encontrar alegria estando só é um passo que você precisa dar.
Não busque uma nova rota só porque a rota atual o assusta e está exigindo de você um pouco mais de coragem. Qualquer estrada, em algum momento, exigirá de você a mesma coisa. Ou seja, não busque mais objetos para um armário que ainda está lotado.
Você precisa se dar um tempo e jogar algumas coisas fora, dar outras e abrir espaço para o que for novo.
Não se demore na dor, mas não apresse a felicidade. Ela sabe o momento exato de chegar. Porém, se ainda houver muitos pontos de interrogação em seu caminho, ela não encontrará espaço para se instalar e partirá antes mesmo que você a perceba.
Olhe para a sua vida e analise o quanto de energia você está desperdiçando com coisas sem importância. Não se preocupe em cuidar de tudo ao seu redor e simplesmente dê um tempo a si mesmo(a).
Desligue o celular, mude o ritmo, faça uma viagem, desapareça um pouco e acalme-se por dentro. Você saberá a hora de voltar.
(Autor desconhecido)
(Imagem: bruce mars)