Dizem que viver bem é morar bem, pois você leva para dentro do lar o que vivencia fora. Então, melhorar o clima emocional em sua casa é algo muito importante, porque mesmo que cada família seja estruturada de acordo com algumas dinâmicas e códigos de comunicação pessoais e exclusivos, você deve sempre garantir a felicidade e o bem-estar de todos os membros.
Uma casa é um universo em miniatura, um reflexo da sociedade visto sob o microscópio. O que acontece entre as quatro paredes é uma combinação tremendamente poderosa dos valores, comportamentos e emoções que influenciam de maneira particular cada membro da família.
Além disso, a educação emocional se torna ainda mais importante quando há crianças em casa. Nesses casos, é aconselhável conversar com a criança sobre seus sentimentos e emoções, antes que ela exploda e haja uma situação desagradável que altere o clima emocional em sua casa.
Fatores que influenciam o clima emocional em sua casa
Os especialistas em psicologia ambiental afirmam que cada ambiente é composto por três elementos fundamentais e essenciais presentes em todas as casas:
Fatores materiais
Eles são os elementos físicos que dão uma certa atmosfera a uma casa. O arranjo harmonioso do espaço tem uma certa influência nas emoções das pessoas.
Fatores pessoais
São determinados pela inter-relação dos habitantes que vivem no espaço, por seus hábitos e seu modo de estabelecer vínculos.
Fatores mentais
São, sem dúvida, os processos mais relevantes na dinâmica familiar. Neles estão os paradigmas, crenças, valores e as condições ou normas estabelecidas por cada membro da família.
5 dicas para melhorar o clima emocional em sua casa
As 5 dicas seguintes irão ajudá-lo a melhorar o clima emocional em sua casa, mas lembre-se, você é o principal responsável por manter um ritmo coerente, harmonioso e, acima de tudo, positivo:
Leia Mais: Quando a família é um problema
1. Preste atenção aos seus shows de afeto
Todos nós precisamos ouvir alguém que nos fala com carinho e compreensão. Nesse sentido, a comunicação entre os habitantes da casa deve ser com tato e respeito.
Devido ao estresse e rotina da vida cotidiana, muitas vezes nos dirigimos aos nossos entes queridos em um tom que não é apropriado. Isso acaba diminuindo a confiança que foi forjada e, consequentemente, afeta negativamente o clima emocional.
2. A prioridade é o bem-estar conjunto
Para melhorar o clima emocional em sua casa, é importante que os membros da família compartilhem momentos de diversão e se apoiem mutuamente em pessoas de maior dificuldade.
O simples ato de demonstrar um interesse sincero pelos outros é a maneira ideal de melhorar os relacionamentos humanos. Interessar-se pela vida do outro é uma habilidade social reconfortante que impede o clima emocional de prejudicá-lo.
“Sentimentos valiosos só podem florescer em um ambiente onde as diferenças individuais são apreciadas, os erros são tolerados, a comunicação é aberta e as regras são flexíveis; o tipo de atmosfera encontrada em uma família que nutre“
-Virginia Satir.
3. Confiança mútua e respeito
Uma casa é um espaço no qual podemos ser nós mesmos e agir naturalmente. No entanto, existe também o perigo de, por vezes, os limites serem excedidos.
Isso significa que os hábitos podem nos fazer esquecer certos princípios básicos, como respeito e confiança, que devem ser mútuos entre os membros da família.
4. Cuidar das emoções
Cuidar de emoções e bem-estar comum é vital para preservar o clima emocional em sua casa. É ainda mais importante quando há crianças em casa. Eles são os que mais intensamente sofrem os conflitos a que estamos acostumados.
Além disso, você deve estabelecer inteligência emocional dentro de casa, pois é a melhor garantia para um ambiente feliz e agradável.
5. Empatia pelo trabalho
A empatia favorece o clima emocional em casa e traz benefícios indiscutíveis para o desenvolvimento das relações entre os membros da família.
É uma capacidade que nos permite reconhecer, compreender e conectar-se com as emoções dos outros, levando em conta o ponto de vista de outras pessoas e a emoção da qual vivemos eventos.
Em suma, a sua responsabilidade como mãe é garantir um bom clima emocional em sua casa, uma vez que ajudará seus filhos a alcançar o bem-estar pessoal.
*Texto originalmente publicado no Eres Mamá, livremente traduzido e adaptado pela equipe do site Fãs da Psicanálise.
Fonte: Toa Heftiba
“Em suma, a sua responsabilidade como mãe é garantir um bom clima emocional em sua casa, uma vez que ajudará seus filhos a alcançar o bem-estar pessoal”
Oi??? Como mãe??? Cadê o papel do pai nessa história??? O pai pode cagar com a família então né?