TDA/H refere-se a uma síndrome chamada de Transtorno do Déficit de Atenção / com Hiperatividade, e é caracterizada por fatores como ansiedade excessiva, distração, impulsividade, esquecimento e, em alguns casos, até hiperatividade.
A tarefa de conviver e dividir o mesmo espaço com pessoas portadores do TDA/H é desafiadora. Mas como toda doença, quando tratada de forma correta pode ser uma excelente ferramenta de aprendizado e desenvolvimento positivo para toda família.
Os sintomas da síndrome variam muito, mas no geral incluem:
- Ansiedade
- Esquecimento
- Baixa autoestima
- Dificuldades sérias de concentração
- Problemas no controle da raiva
- Impulsividade
- Mudanças repentinas de humor
- Sérios problemas e dificuldades de relacionamento
Viver com uma pessoa com TDAH é como caminhar num campo minado, você nunca sabe o que deve esperar.
Eles sofrem muito com isso, e a vida se torna muito mais difícil para eles do que para a maioria das pessoas. Tudo dentro deles é intenso e ampliado, suas mentes estão em constante atividade.
A melhor maneira de conviver com pessoas portadoras de TDAH é desenvolver uma nova visão a respeito do problema.
É preciso entrar neste universo e entender o que elas sentem, desenvolver mais paciência com as dificuldades, ser mais tolerante, compassivo e amoroso. Desta forma as chances de desenvolver um relacionamento mais agradável, pacífico e feliz serão muito maiores.
Mostraremos 10 pontos para um entendimento mais completo TDAH:
1- O cérebro do TDAH não para, sua mente é extremamente ativa. Não existem freios ou formas de trazê-lo para um descanso. É preciso aprender a organizar esta situação.
2- Eles escutam o que você diz, mas muitas vezes não conseguem absorver o que está sendo passado.
3- Eles tem muita dificuldade em manter a atenção e o foco em algo, por isso desenvolver e permanecer em uma atividade é extremamente complicado.
4- Eles ficam facilmente ansiosos e são sensíveis a tudo que está acontecendo ao seu redor, barulhos, movimentos bruscos, etc.
5- Se estão preocupados com algo ou chateados, os portadores do TDAH não conseguem pensar em mais nada. Isso faz com que a concentração no trabalho, conversas e situações sociais torne-se uma tarefa quase impossível.
6- Os portadores de TDAH possuem profunda dificuldade em controlar suas emoções e reações diante de um fato. Muitas vezes, respondem impulsivamente e depois acabam se arrependendo.
7- Pessoa com TDAH são profundamente intuitivas e enxergam além das limitações da matéria. É justamente este traço da síndrome que transforma pessoas criativas e sensíveis em grandes gênios da humanidade.
8- Eles pensam fora da caixinha. Os portadores de TDAH pensam de forma diferente da maioria das pessoas, possuem pensamentos abstratos e muitas vezes conseguem enxergar soluções inusitadas.
9- Eles são impacientes, inquietos e ficam facilmente irritados. Sentem necessidade de estar em constante movimento, balançando as pernas, mexendo no cabelo, etc.
10- Como em suas mentes e no coração tudo é ampliado, quando um TDAH realiza uma tarefa ou atividade que gosta, ele faz aquilo com alma e coração. Eles dão o seu melhor e mergulham de cabeça da situação.
Nota: este texto é a tradução do artigo “20 Things to Remember If You Love a Person with ADD” escrito por June Silny para o site Lifehack.org.
A síndrome do TDA/H me parece descrever muito bem o ser humano num geral. Acredito que quem não seja assim, em pelo menos mais de um aspecto, seja realmente alguém com problemas.