Em São Paulo, o desemprego atinge jovens com mais força. Em março deste ano, três em cada dez jovens entre 16 e 24 anos estava sem trabalho. A taxa de desemprego nessa faixa de idade chega a 33%, maior que a faixa etária de 25 a 39 anos.

Com o objetivo de ajudar jovens e adolescentes que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, algumas organizações oferecem serviços gratuitos de capacitação profissional e vagas de estágio e jovem aprendiz, além de intermediar no processo de contratação com a empresa parceira. Veja algumas opções:

Nurap
O Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (Nurap) oferece orientação educativa profissionalizante com o objetivo de encaminhar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho.

Além da ação de ensino profissionalizado e geração de renda, a NURAP oferece também assistência social as famílias dos seus usuários com projetos pautados no fortalecimento de vínculos, geração de renda e emprego e a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências.

Espro
A Espro (Ensino Social Profissionalizantes) é uma organização que visa promover por meio de ações socioeducativas a integração de adolescentes e jovens no mercado.

A Espro funciona como um mediador, oferecendo gratuitamente, em todo o Brasil, cursos de formação para o mundo do trabalho, além de programas de Socioaprendizagem para adolescentes a partir de 14 anos.

Desde a fundação, o trabalho realizado pelo Espro já impactou de forma direta cerca de 215 mil adolescentes e jovens. Apenas em 2018 foram inseridos 23,7 mil no Programa de Sociaprendizagem em todo o País.

Nube
O Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. A organização funciona como uma ponte entre o jovem e a empresa, administrando toda a parte legal e realizando o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades, além dos cursos de capacitação. Possui mais de 10 mil empresas clientes e 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil.

CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem.

Atualmente, administra o estágio de mais de 200 mil estudantes e a aprendizagem com mais de 100 mil adolescentes e jovens.

(Autor(a): Guilbert Reino)
(Fonte: g1.globo.com)

RECOMENDAMOS




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui