Não serão frases postadas no Facebook ou fotos “felizes” no Instagram que darão o atestado de superação. Já ouviu dizer que carroça vazia é a que mais faz barulho?
Superar um relacionamento não é tentar provar ao outro que você está feliz. É estar feliz sem precisar provar isso para ninguém. Já acompanhei alguns términos e isso me fez perceber algumas coisas: primeiro, cada um possui o seu tempo para sofrer. Cada um sofre à sua maneira.
Tem gente que sofre calado, outros escancaram a tristeza. Tem gente que supera rapidamente, outros levam meses ou até anos. Mas o que não combina com a tal superação são as inúmeras tentativas pós-término de parecer “bem” e feliz quando, de fato, a pessoa não está.
Pessoas que postam fotos com sorrisos vibrantes, mas que por dentro se sentem vazias. Pessoas acompanhadas nas festas, mas que vivem e sentem a solidão de perto. Essa necessidade do ser humano de precisar demonstrar que está, quando não está, ainda vai longe!
A verdade é que, quando superamos um relacionamento, ao contrário do que possa se pensar, não é necessário provar nada a ninguém. A nossa própria história e indiferença dão conta de transmitir essa mensagem ao mundo e a quem quiser ouvir. Sem precisar gritar, sem precisar fazer barulho.
Então, não serão frases postadas no Facebook ou fotos “felizes” no Instagram que darão o atestado de superação. Já ouviu dizer que carroça vazia é a que mais faz barulho? Pois bem, após o término do namoro, quem muito deseja provar, acaba mostrando o contrário.
Leia Mais: 10 coisas para fazer após o término de um relacionamento
Conheci pessoas que não sofreram muito com o término e que continuaram tocando a sua vida e entendendo que não deu certo. Outras fingiram estar bem quando estavam desmoronando. E esse “estar bem” era visto como forma de atacar o outro, como forma de mostrar que “tudo bem não ter dado certo com você eu estou melhor agora” quando de fato não estavam.
Não sou a favor do ficar morrendo de amores e todas essas tragédias de um adeus, de ficar se humilhando ou coisa do tipo. Eu só não acho válido tentar provar para o mundo que você superou algo que ainda está vivo em você. Essa autossabotagem só atinge a uma pessoa: você mesmo.
Às vezes, é preciso aceitar o que sentimos saber dos nossos limites e então só assim podemos decidir o que faremos com tudo o que estamos vivendo. Podemos tocar a vida, sem fazer tanto alarde e causar barulho.
Entenda: o amor começa por si mesmo. Ame-se. Respeite-se. Cuide-se. Não implore amor de ninguém. E quanto ao que você sente só diz respeito a uma pessoa: você! Não se engane nem se sabote. Aceitar a realidade é um grande começo para recomeçar…
Perfeita, precisamente isto.