Você lê a questão uma vez. E de novo. Pega a caneta para começar a responder, mas, trava. Como é que se faz isso mesmo? Se você já passou por isso, conhece por experiência própria o que é o temido “dar branco”: saber o que a questão pede, mas não ter a mais remota lembrança de como resolver o problema.
Mas, porque isso acontece e –principalmente – como evitar que você esqueça tudo durante a prova do vestibular.
Todo mundo está sujeito a um “branco” na hora da prova. O importante é saber que dá para contornar a situação pois esse branco não é definitivo. Vá devagarinho, faça outras questões. Não adianta querer lembrar na hora, porque não vai lembrar forçando a memória e gerando mais estresse.
Para não correr o risco de enfrentar esse problemão, fique (ou, tente ficar) um pouco menos ansioso para fazer a prova. “Ai, meu Deus, amanhã é a prova. Amanhã é a prova!”. Não há o que fazer com esse fato, você se preparou e agora deve encarar com naturalidade a data.
Uma boa dica é começar a prova pelo assunto que você tem mais facilidade e ler com bastante atenção o enunciado, com calma. Se estiver muito confuso com uma questão, faça outras questões e, depois, volte àquela em que você sentiu dificuldade.
Ah, veja bem, se durante a prova, você começar a ficar nervoso, pare, tire até a caneta da mão. Coloque uma das mãos no peito, inspire profundamente, prenda a respiração, solte devagar. Faça isso quatro ou cinco vezes. Somente então, volte para a prova.
Lembre-se: um fator muito importante é a autoconfiança. Tem muito estudante que se mata de estudar, conhece toda a matéria, mas não tem autoconfiança. Ele esquece que ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo.