Ninguém gosta de terminar um relacionamento: esse é um processo bem doloroso.
Quando começamos a namorar, imaginamos que vamos casar com a pessoa, que não há amor maior do que entre você e o outro. No entanto, o mundo é cruel e nem tudo é um conto de fadas para o resto da vida. Apesar de muitos casais realmente ficarem juntos para todo o sempre, é raro encontrar pessoas que não tenham um ex-amor.
O que parece difícil – e realmente é – é perceber e aceitar quando chegou a hora, o tão temido fim.
Tendemos a insistir em relacionamentos complicados porque assim fomos criadas: a mulher nasceu para manter e administrar a vida amorosa do casal. Falhar em algo que parece uma missão de vida a nós denominada é muito frustrante para um grande número de mulheres, e por isso tentamos tanto. Até o último segundo, tentamos.
Mas, mana, vem cá, deixa eu te falar uma coisa. Tem hora que não dá mais. Tem hora que segurar dói mais do que largar. Parece que não, pois imaginar-se sem teu namorado é algo realmente doloroso, mas precisamos parar de tentar cegamente e nos perguntar: é isso que eu quero para o resto da minha vida?
E eu falo aqui de relacionamentos saudáveis, daqueles que nascem e evoluem perfeitos, mas que chegam em um momento que você parece não entender mais nada.
Leia mais: 7 Sinais de que o amor acabou
O primeiro e principal ponto que você deve parar para se perguntar é: esse relacionamento te faz mal? E, novamente, eu falo de relacionamentos saudáveis. O carinha pode ser um amor, te tratar como uma imperatriz, mas quando as coisas vão mal, não há carinho que salve.
Um relacionamento que te deixa a maior parte do tempo triste, que te faz desenvolver ansiedade e até depressão, não é um relacionamento que você deva se matar para manter. E, muitas vezes, você pode estar ansiosa sem ao menos saber o motivo, nem cogita que é teu relacionamento, mas é, e por isso é tão importante parar para fazer uma autoanálise.
Outro ponto que você deve levar em conta é a mudança do outro. As pessoas mudam, eu, você, sua mãe, seu pai, seu namorado, sua melhor amiga. Não somos as mesmas pessoas de três anos atrás, mudamos muitas convicções, crenças, hábitos e rotinas, e tudo isso é ótimo. Mas, quando você começa a analisar e percebe que teu namorado mudou para pior, não é algo bom.
E essa mudança pode ser de inúmeras formas: ele pode ter desenvolvido um hábito que te incomoda (como beber muito ou fumar, por exemplo), pode ter se tornado explosivo com você, com a sua família, ou até mesmo com a família dele. Se as mudanças do seu companheiro a incomodam e você já deixou isso claro diversas vezes, é hora de se perguntar se é por essa nova pessoa que você se apaixonou e se é com essa nova pessoa que você quer passar seus dias.
Leia mais: Viemos para nos aperfeiçoar e nos tornarmos pessoas melhores
De repente, o teu amor parece não se importar mais tanto assim com você. De uma pessoa que pedia para você avisar quando chegasse tarde da noite depois da aula, ele começa a demonstrar uma falta de preocupação no dia-a-dia, tanto com questões como a tua segurança, como também em relação à tua opinião ou até mesmo os teus problemas.
Se você perceber que essa falta não é um desleixo por conta do período em que a outra pessoa vive (às vezes, a outra pessoa também está tão cheia de problemas, que acaba te deixando em segundo plano), também não é um bom sinal. Essa falta de preocupação pode significar uma diminuição de interesse, o que, num relacionamento, não representa algo positivo para o casal.
Agora, penso em alguns pontos que são intimamente relacionados uns com os outros, mas que não devem, de forma alguma, ser ignorados.
Primeiramente, o teu sucesso não parece mais ser motivo de felicidade para o teu namorado. Você chega toda animada para contar sobre um novo emprego, um aumento, um curso, uma nota boa, um projeto, e a outra pessoa simplesmente não fica feliz por você. Se isso começa a acontecer com todas as tuas novas conquistas, é um sinal de alerta.
Leia mais: Relacionamentos: “meu casamento não é mais o mesmo”
Se, juntamente ou não com o ponto anterior, tuas falhas começam a pesar muito mais que teus acertos para ele, também é algo que deve ser muito bem analisado. É certo que depois de anos de namoro, a outra pessoa já não é aquele ser humano perfeito, você começa a notar coisas no outro que considera defeitos, mas jogá-los na cara ou destacá-los sempre em detrimento das tuas qualidades não é uma ação que demonstra que o relacionamento vai bem.
Falando em sucesso e qualidades, você deve analisar se o teu namorado te impede de crescer. Isso é algo muito sutil e difícil de ser analisado, mas muitas vezes as ações do outro conosco ou até mesmo o modo de vida do outro podem interferir no nosso crescimento.
Quando você começa a conquistar coisas, crescer na vida, e o teu namorado não fica feliz por você, é uma forma de te impedir de crescer, sim, pois você fica desmotivada. Quando você começa a conquistar coisas, crescer na vida, e o teu namorado fica na mesma, não evolui com você, também é uma forma de te impedir.
Leia mais: Moço, você faz ideia da mulher que tem do seu lado?
É algo triste, mas nosso subconsciente precisa da aprovação daqueles que nos cercam para perceber que estamos bem e que estamos fazendo a coisa certa. Quando essa aprovação não vem daquele que está todos os dias ao teu lado, é um abalo no subconsciente, é como se você não estivesse fazendo a coisa certa.
De forma mais problemática, temos o crescimento conjunto. Durante a nossa vida inteira, fomos ensinadas que o homem está sempre acima da mulher, logo o sucesso deve partir primeiramente dele e, se possível, sempre o sucesso do homem deve ser maior que o da mulher.
Quando conquistamos algo e nosso namorado não, toda a carga cultural que vivemos durante a nossa formação acaba pesando no nosso subconsciente. Muitas mulheres abandonam seu sucesso e sua vida profissional porque estavam acima de seus parceiros.
Leia mais:Acabou, encare isso
Nunca abandone teu sucesso em função do teu companheiro. Um casal deve crescer junto, um deve ficar feliz pela conquista do outro e vice-versa. Se você perceber que o teu namorado se enquadra nesses pontos, pense bem em como vai lidar com essas questões quando elas se tornarem maiores e mais sérias.
Ou seja, quando você começar a ter uma vida profissional de verdade – se já não tem – e o teu sucesso significar independência financeira. Você está disposta a abrir mão da tua vida profissional e, consequentemente, independência financeira, pelo teu namorado?
E por último, mas não menos importante, temos a traição. Traição não é apenas se envolver com uma outra pessoa fora do relacionamento. Traição é qualquer quebra de confiança. Se você pediu para o seu namorado não ver sozinho o episódio novo da série que vocês assistem juntos e ele o fez, é uma traição. Não é suficientemente grande para acabar com um relacionamento, claro, mas é uma quebra de confiança.
Se vocês têm um relacionamento fechado e ele se envolve com outra pessoa, é uma traição. Se vocês têm um relacionamento aberto e combinaram não beijar pessoas conhecidas e ele beijou, é uma traição. Se vocês têm uma relação livre, na qual podem beijar todas as pessoas do mundo exceto uma em específico e ele beijou, é traição. Se você mandou fotos íntimas para ele e ele espalhou “só pros parças”, é traição. Se ele te jurou que ia parar de beber e não parou, é traição.
Leia mais: Os sonhos também podem revelar um desejo de traição?
Não aceite nunca uma traição. Eu sei que falei alguns parágrafos acima que as pessoas mudam, mas, quando você flagra uma traição e seu namorado te fala “eu vou mudar”, dificilmente é verdade, pois é uma frase padrão utilizada nesse tipo de situação. Todos eles falam isso no momento trágico.
O processo de reconhecer que o relacionamento vai mal e tomar a decisão de terminar é algo difícil, é bem doloroso. Mas, mana, não mantenha algo que te machuque. Por mais que terminar seja doloroso, manter algo que te faz mal, acaba te ferindo e te matando dia após dia. Lembre-se que há muitos males que vêm para bem. Pode até ser que você volte com ele um dia, quem sabe, mas o importante é pensar no agora, no presente. Pense primeiro em você, na sua saúde física e mental, e na sua felicidade.
*Texto publicado originalmente por Marina Morais no Site Lado M
e reeditado com autorização do administrador
Boa tarde,
No meu caso tive um relacionamento de 3 anos com uma menina maravilhosa, que sempre me amou demais e se dedicava muito ao relacionamento. Eu sempre fui muito introspectivo, reclamão, ficava acanhado nas inúmeras reuniões de família dela e acho que de tempos pra cá foquei mais em reclamar das coisas do que me dedicar a ela. Tivemos uma briga feia, onde fui muito duro e injusto com ela. Ela terminou comigo muito magoada, com muita raiva (isso em 28/07). Minha primeira reação foi pedir perdão, reconhecer o erro, admitir minha culpa no término e pedir uma chance. Chance essa prontamente negada, ela disse que nunca mais queria falar comigo, que não daria mais pra voltarmos. Desde então ela ignorou minha ligações, leu mensagens no whatsapp e ignorou, ouviu todos os áudios que mandei por whatsapp e ignorou.
Algumas semanas após o término e eu continuo muito arrependido, acho que não valorizei a mulher espetacular que tinha como deveria, não fiz todos os esforços que pude para que ela pudesse ser feliz como sempre tanto mereceu. Agora vejo algumas coisas de outra forma, era muito feliz com ela e não me dava conta do quanto.
O que posso fazer? Ela não me ama mais, passou a me odiar ou ainda sente algo, mas está muito magoada, machucada pra se dar conta?
diga que a ama muito, mas entende ela e vai parar de procurar, pois respeita o tempo dela e que a partir de agora vivera a sua vida, ja q essa foi a vontade dela. (e viva).
se ela quiser, ela sabe onde te encontrar!
Estou em um relacionamento assim, parece tóxico. Escuto cada coisa absurda que ele fala com tanta convicção de que está certo e eu acabo acreditando nisso. É incrível. Parece uma droga que você sabe que te faz mal, eu sei que seria melhor sem ele e não sei porque diabos eu continuo tentando. Eu vejo que esperar que ele volte a ser aquela pessoa que eu conheci é inútil, eu também sei que a pessoa que ele é hoje não é suficiente para mim. Não suficiente ao ponto de que ele tem que fazer as coisas do jeito que quero ou que gosto, mas suficiente a ponto de ao menos respeitar os meus sentimentos. Como é ruim ver que você tem que sair mas não tem coragem pra isso.
Srb, estou na mesma situação que você. Eu me sinto exatamente assim. Parece não haver mais solução pro relacionamento. Cada dia fica pior. Afundei numa depressão e só agora começo a me levantar, mas continuo insistindo na esperança de que as coisas mudem. Não entendo por que continuo nessa… Não consigo sair. Não sei o que fazer =/
Estou passando pelo momento mais difícil da minha vida. Tive um relacionamento de quase 8 anos. Vivi em função dela. Algumas coisas não sairam como eu planejei, por causa de problemas com minha família, nunca pude conviver na mesma casa com ela. Tivemos uma filha, eu amava as duas. Tudo oq eu fazia era em função dela. Abdiquei de amizades, economizava cada centavo para construir nossa casa. Trabalhava e estudava muito para q ela senti-se orgulho de mim, já que ela desprestígiava minha profissão. Falhei em alguns aspectos. Enfim tudo oq eu queria era uma família, porem esta mulher nunca quis o mesmo que eu. O que ela queria era o momento oportuno de deixar, já que deixou de ser independente de mim. E passou a me massacra quase todos os dias. Sei que tive minhas falhas, mas ela construir conceitos sobre mim que não são veradeiros. Fui transformado em um homem opressor q agredia fisicamente. Mesmo assim, até insisto em reconstruir minha família. Minha razão me diz q o melhor pra mim seria deixá-lá ir, já que ela não me valoriza mais. Só que a emoção fala mais forte. Ela percebendo isso ao invés de ser sincera comigo, apenas me massacra mais ainda. Humilha-me cada vez mais e infelizmente não consigo sair desta situação.
Quem escreveu isso precisa de análise profunda, precisa ser mais responsável no que leva à publicidade: Traição é qualquer quebra de confiança. Se você pediu para o seu namorado não ver sozinho o episódio novo da série que vocês assistem juntos e ele o fez, é uma traição.
Somos seres humanos, falíveis, acho que dá para aceitar uma “traição”dessas numa boa, isso se a pessoa tiver mais que 14 anos de idade, e se tiver menos, nem deveria estar num relacionamento.
Tô Em Uma Situação Bem Parecida Não Dei Valor Totalmente A Pessoa Que Estava Com Migo Todas As Horas…Demorei Mtt Tempo Para Reconcher Que Tinha Uma Pessoa Lado A Lado Com Migo Hoje Estou Sofrendo Pois Queria Aquela Pessoa Que Me Amou De Uma Tal Maneira Inesplicavel Agente Não Nos Deixamos Por Inteiro Mais Também Mtts Coisas Mudaram Prometi Mudar Várias Vezes Mais Nunca Me Interessei Mtt Mais Hoje Quando Olho Para Trais E Não Vejo Mais AQuela Pessoa Que Tanto Fez Por Mim Que Tanto Incistio Para Que Me Tornasse Uma Pessoa Melhor É Não Dei Valor Perdi 50 Porcento Do Seu Amor Mais Hoje Venho Dizer A Vcs Que Estão Parsando Por Uma Situação Parecida Que Ainda Ah Tempo De Vc Ir Em Busca Dessa Mudanças Mostre A Pessoa Que Vc Que Vc Estar Sendo Capaz É o Mais Importante De Tudo Recupere Todo Tempo Que Vc Perdeu É Faça Tudo Àquilo Que Não Fez No Começo É Mostre A Pessoa Que Vc Estar Evoluindo Ao Passar Dos Tempos Pois Nunca E Tarde Para Recomeçar. Meu Nome E Camila É Esse E o Resumo Do Meu Relacionamento
Vivo em um relacionamento super conturbado a 4 anos e tenho um filho com esse meu ” esposo “.
Quando ele quer se dedica o máximo mesmo… como homem nenhum em toda minha vida se dedicou a mim.
Porém o mau que ele me faz pra mim e bem maior que o bem,pois tenho depressão por causa disso ..nunca levantou a não pra mim mas 80% do que ele me diz é tudo mentira .
Já larguei depois voltei ele já tentou suicídio uma vez e eu não sei oque fazer ..pra mim já não dá mais mesmo .mas não sei como dar um ponto final nisso tudo
Estava navegando pela internet e encontrei este blog,e me fez voltar no tempo,pura verdade.
Eu Não sei mais oque fazer alguém me ajuda? Eu namorei um rapaz quando tinha 17 anos Não foi um relacionamento saudável brigavamos muinto e ele sempre queria ter razão ele terminou comigo no primeiro dia eu chorei muito mais depois entendi que era melhor pra nois dois e em momento algum liguei ou mandei mensagens Não tive nem um tipo de recaída bem mesmo gostando dele eu me relacionei com outro rapaz conhecido meu e dele e ele se relacionou também com uma amiga de infância minha depois de um mês ele voltou a me proucurar dizendo que estava sentindo minha falta que estava disposto a mudar os erros da nossa primeira tentativa e essas coisas que eles sempre falam dai eu estava solteira novamente voltei a se relacionar com ele e se ver com mais frequencia já que minha amiga que morava comigo namora o amigo que morava com ele entramos em um acordo que iriamos ficar todos os dias juntos mais Não íamos casar passou um mês e a gente nem percebeu que estávamos morando juntos mais Nn queria assumir e quando esses dias tivemos uma discussão ridícula porque ele traiu minha confiança eu arrumei minhas coisas e fui embora sem êxito ele foi atrás chorou se ajoelhou disse que ia mudar que me ama e tal hoje era dia do pagamento dele eu nem sabia eu cheguei do colégio e fui pro banho ele saiu e voltou muintas horas depois Não me deu nem uma explicação eu Não quiz cobrar Nada dele mais estou pensando em terminar essa relação pois depois da ultima briga assumimos que tínhamos casado e prometemos fidelidade e lealdade um ao outro e ele não ta levando muito a sério hoje tenho 18 anos
No meu caso foi um relacionamento de seis anos com o fruto de quatro filhos dois mortos e dois vivos.eu realmente amava muito aquele cara.me traiu ,saiu de casa me deixando gravida. E as coisas os pioraram porque a minha sogra me odiava e recebeu o filho na casa dela com a amante. Depois voltamos mas hoje sinto que chega estou cansada ele nao mudou nada continua a vida dele e quer me manter so pra que ninguem me conquiste e estou cheia .vou terminar tudo com ele hoje estou cheia.gosto dele ms descobri que amo ms a mim.