Como psicoterapeuta, muitas vezes ouço preocupações semelhantes às que Joan me disse recentemente: “Minha filha adulta Briana sabe exatamente o que dizer para me fazer sentir culpada e ceder a suas exigências irracionais. Tento ser gentil e generoso mas ela me faz sentir como se eu fosse a pior e mais inoportuna mãe do mundo!”.
Antes de prosseguir, permita-me dizer o seguinte: percebo que existem muitos pais tóxicos de filhos adultos por aí. Se você é um filho adulto de pais verdadeiramente tóxicos que o traumatizaram, eu compreendo. Também trabalho com muitos filhos adultos que foram maltratados e abusados pelos pais. E como mãe, cometi meus próprios erros e poderia ter feito algumas coisas melhor. Ao mesmo tempo, existem inúmeros pais que se esforçam ao máximo para não serem perfeitos.
Portanto, se você é um filho adulto frustrado, conheça e recupere seu valor. Não culpe seus pais por suas próprias lutas sem também olhar no espelho. Pergunte-se como você pode avançar em direção à sua valiosa independência. Conclusão: Aprenda a se sentir bem em conhecer seu próprio valor como adulto, mesmo que seus pais não tenham feito o melhor trabalho para vê-lo ou expressá-lo.
Voltando agora à abertura deste post: a descrição de Joan de sua filha adulta, Briana, (nomes alterados por privacidade) é de cortar o coração. Ela se sente vulnerável às manipulações da filha adulta. Muitos de meus clientes compartilham histórias semelhantes comigo. Eles se sentem sugados pelo turbilhão de mensagens indutoras de culpa , como:
Se você realmente me amasse, não questionaria por que eu preciso disso!
Você me faz sentir como a ovelha negra desta família!
Você é egoísta e nunca pensa em ninguém além de si mesmo!
Você me invalida o tempo todo!
Eu pensei que poderia contar com você, mas obviamente não posso!
Tudo bem, eu vou acabar sem teto!
Como pai, talvez você possa se identificar com o recebimento de mensagens manipuladoras e tóxicas como essas. E se você puder, poderá perguntar: “Então, agora o que eu faço?” Posso dizer que Joan aprendeu a responder a esses tipos de manipulação de Briana de uma maneira muito mais emocionalmente saudável.
Agora e você?
Se você está cansado e cansado da manipulação, aqui está uma palavra útil para eliminar esse sentimento: Chega!
Quando seu filho adulto é emocionalmente abusivo ou quando seu filho adulto falha em reconhecer seu amor e/ou as coisas positivas que você fez, você deve dizer ou, no mínimo, pensar:
Chega de ser um saco de pancadas para decepções e frustrações.
Chega de se espancar pelos erros do passado que cometeu como pai.
Chega de ser o que chamo de pai de plantão. Pare de se preparar para estar de prontidão para responder automaticamente e resolver a próxima crise cheia de drama.
Basta comparar-se negativamente com os pais de filhos adultos que não têm as mesmas lutas que a sua.
Na próxima vez que seu filho adulto tentar manipular você ou for ofensivo com você, dê um passo atrás e faça o seguinte:
Seja na comunicação pessoal, por telefone ou através de mensagens de texto, em sua mente, levante-se e observe as manipulações tóxicas de cima.
Entenda essas manipulações pelo que elas são e agradeça a si mesmo por vê-las, em vez de ser sugado e ser uma vítima delas.
Agora, pense “Chega!” e, se achar apropriado, diga também “Chega”.
Perceba e estabeleça esses limites cruciais com seu filho adulto e não seja vítima de manipulações.
(Fonte: psychologytoday.com)
*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.