O dia a dia está cheio de dificuldades e problemas difíceis de resolver para algumas pessoas. O que leva a reclamações, como um método para liberar toda a tensão acumulada por tais situações.
No entanto, reclamar também tende a atrair energia negativa. Portanto, viver com pessoas que reclamam constantemente pode ter um efeito negativo em você.
E não, não se trata de falta de empatia ou compaixão, mas as pessoas que vivem reclamando tendem a se colocarem como o centro das atenções. Portanto, é importante descobrir cedo, quando dentro do seu círculo de amigos, há alguém com essa energia e atitude.
Dessa forma, você entenderá suas ações e interromperá os efeitos negativos que essas pessoas atraem para sua vida, passando o dia inteiro entre as queixas.
Aqueles que reclamam de tudo tendem a roubar sua energia
Os indivíduos que reclamam constantemente de tudo o que acontece em suas vidas tendem a se visualizar como vítimas de qualquer situação que os afete.
Eles também buscam conforto e solução em quem ouve suas queixas, embora sem fazer mudanças de atitude ou enfrentar os problemas.
Ao lhe forçar a ouvir todas as suas queixas, essas pessoas procuram gerar culpa, solidariedade ou compaixão em você. Forçando-o a ajudá-los a resolver seus problemas, mesmo que sejam a causa da situação.
Como eles invadem sua vida com essa enorme carga de negatividade, você pode sentir falta de energia e maior exaustão física e mental. Assumir a responsabilidade pelos problemas dessa outra pessoa prejudica sua estabilidade mental e emocional.
Além da falta de energia, conviver com esse tipo de pessoa pode causar sentimentos de culpa, frustração e tristeza; isso tendem a alterar os processos de liberação de hormônios no sistema cognitivo, aumentando assim o risco de sofrer:
- Desequilíbrios emocionais.
- Dificuldades em resolver problemas próprios.
- Diminuição da concentração.
- Pensamentos negativos.
(Fonte: nuncamelohubieraimaginado/)
(Imagem: Andrea Piacquadio)
Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?