“Certo dia um pobre fazendeiro descobre um ovo de ouro em um dos ninhos de suas galinhas. Ele não podia acreditar na sorte que teve. Porém, ganancioso e impaciente para ficar logo milionário, decide matar a galinha para obter todos os ovos de uma só vez, sem ter que esperar um dia após o outro. Mas, para sua decepção ao abrir o corpo da ave não vê nada além do que é comum em toda galinha. Nada de ovos de ouro”.
Você deve estar se perguntando:
– O que tem a ver esta fábula de Esopo com a formação de hábitos?
Bem, foi com base nesta fábula que Stephen Covey formulou a teoria da eficácia.
Ou seja, o equilíbrio entre a produção dos ovos de ouro e a capacidade de produção. E este equilíbrio só será contínuo e sequencial se houver saúde e bem estar da galinha.
A harmonia, produz a eficácia que, no caso da fábula é a riqueza.
Daí a necessidade de equilíbrio entre o que você produz e a sua capacidade de produzir. Se você produz além de sua capacidade, você irá se esgotar. Porém, se você estiver produzindo abaixo, quem estará se esgotando será o seu tempo.
O equilíbrio está em produzir exatamente o que você é capaz dentro do tempo normal.
Os 7 hábitos estão em harmonia com esta lei natural. Não são um conjunto desconexo de fórmulas milagrosas destinadas a estimular as pessoas.
Os 3 primeiros hábitos falam do seu autodomínio.
São os que dependem exclusivamente de você, não envolvendo outras pessoas. Buscam aprimorar a personalidade para obter a sua independência.
Os 3 hábitos seguintes tratam das relações com os outros
Ou seja, trabalho em equipe, cooperação e comunicação. Estão orientados a conseguir a interdependência.
O 7º hábito só diz a respeito de você mesmo.
Finalmente, este último hábito trata da sua renovação contínua que o levará a compreender definitivamente a alcançar o sucesso desejado.
Vamos lá!
Victor Frankl, famoso psiquiatra, viveu as circunstâncias mais terríveis em um campo de concentração. em meio ao caos, a pergunta que não lhe saia da mente, era:
– Porque diante do desespero total, após ter perdido tudo, inclusive seus parentes mais queridos, qual seria a força que, então, que o impedia de suicidar-se?
A resposta que encontrou é a de que – no fundo – havia uma esperança, um desejo pela vida, um sonho.
Á partir de então, decidiu concentrar sua mente a adotar uma atitude proativa e colaborativa com os que sofriam. Ajudava-os, dividia seu pão com os mais famintos e lá mesmo, no campo de concentração, em pedaços de papeis roubados, iria desenvolver sua tese universal.
Em um dos seus ensinamentos diz: “por mais crítica que seja a sua situação, você sempre poderá identificar uma razão, uma atitude e um caminho possível pelo qual valha a pena viver”.
O primeiro hábito portanto, só depende de você . Seja proativo, utilize suas forças para realizar o que você mais deseja.
E, a cada dia você ficará mais e mais forte na direção do seu objetivo.
Ser proativo é assumir a responsabilidade por você mesmo. O seu maior poder é a liberdade de escolha.
Para desenvolver sua proatividade, tente o seguinte:
Lembre-se de Victor Frankl: ele não possuía muitas opções, mas adotou uma atitude orientada para o que estava ao seu alcance fazer.
Isso é altamente transformador.
Trace um objetivo e concentre-se para se focar nas metas mais desejadas por você.
Aqui trago uma sugestão minha: identifique quem você quer ser, social, pessoal e profissionalmente.
Imagine este horizonte e vá construindo pouco a pouco.
Lembre-se: tudo nasce primeiro na mente para depois se torna real.
Portanto, você precisa saber onde quer chegar. O que quer conquistar. Em quem quer se transformar.
Agora que você já conhece os dois primeiros hábitos, tenha um objetivo em mente e adote o primeiro habito que é o da proatividade.
Saiba onde quer chegar e aja.
Para viver uma vida equilibrada, como falamos no início deste post, você tem que reconhecer que não pode fazer tudo.
Você tem o direito de dizer não quando necessário, e concentrar-se nas prioridades.
E o que são as prioridades?
Prioridade é aquilo que você definiu como de maior valor no hábito 2. O que você quer ser e fazer.
Para facilitar, faça uma lista simples dos papéis que você exerce:
Exemplo: Marido, pai, filho, gerente em sua empresa e etc.
Selecione seus objetivos para a próxima semana.
Pense em 2 ou 3 resultados importantes que queira alcançar para cada um dos seus papéis e atente para que estejam alinhados aos seus objetivos a longo prazo.
Separe o tempo para trabalhar com cada objetivo.
Identifique com precisão seus espaços de tempo e não deixe de considerar a importância que as outras pessoas tem para você.
Ninguém faz nada sozinho.
Significa que a negociação é um processo de entendimento recíproco.
As necessidades de cada uma das partes devem ser satisfeitas por um esforço conjunto.
Porém, o lado primitivo da nossa mente nos leva ao pensamento de que se alguém ganhou é porque alguém perdeu, mas isso, segundo o autor, não é uma verdade absoluta.
Covey vê diferente, ele defende que é possível um jogo onde ambas as partes ganhem. Defende que a vida pode ser uma arena cooperativa. As negociações devem ser mutuamente benéficas e satisfatórias e que as pessoas ou organizações que abordam conflitos á partir de uma atitude ganha x ganha possuem três traços de caráter vitais, que são:
Mas, o que é uma comunicação empática?
Em nosso cotidiano de trabalho e mesmo na vida privada, travamos uma guerra na qual as armas são as palavras. É pouco comum as pessoas escutarem com a intenção de entender. Geralmente se escuta com a intenção de responder.
Este hábito destaca-se por enfatizar a comunicação efetiva. É o mais emocionante e o mais simples para se colocar em pratica imediatamente.
Comunicar, ouvir e compreender
Quando satisfeitas as necessidades físicas de sobrevivência, a prioridade do ser humano passa a ser a de atender a sobrevivência psicológica, que é a de ser entendido e respeitado.
Ao escutar com empatia, você estará satisfazendo essa necessidade, que, segundo Covey, está dando “ar psicológico” ao outro.
Nas organizações a comunicação tem como regra a compreensão mútua. Se ambas as partes se colocam em igualdade de condições, elas podem dialogar entre si, para compreender conjuntamente a realidade, convergindo para um mesmo foco.
Encontrar soluções ganha x ganha se torna muito mais fácil quando são satisfeitas as necessidades básicas das pessoas, porque suas defesas são minimizadas e a capacidade de negociação aumenta.
Sinergia significa que o todo é mais do que a soma das suas partes.
O hábito de sinergizar implica então na cooperação criativa e no trabalho em equipe. As pessoas com mentalidade ganha x ganha e que escutam com empatia, podem aproveitar suas diferenças para gerar idéias e opções que não existiam antes.
Reunir várias perspectivas diferentes, com respeito mútuo leva os participantes a se sentirem livres e motivados para procurarem a melhor alternativa possível.
Com frequência esse hábito leva as pessoas a identificarem propostas diferentes e melhores que as originais.
Quando as pessoas começam a interagir genuinamente e estão abertas a influência do outro, começam a ganhar uma nova visão.
A capacidade de inventar novas abordagens cresce muito em função da exploração das diferentes idéias.
Este é um grande segredo.
A cooperação aliada a confiança conduz para um patamar sinérgico que o autor denomina como ganha x ganha.
Aqui você cuida de se aprimorar-se física, mental, social/emocional e espiritualmente, porque o maior patrimônio é, sem nenhuma dúvida, VOCÊ mesmo!
Um programa equilibrado de auto-renovação nas quatro áreas de sua vida é fundamental, considerando as dimensões:
Como as quatro dimensões estão intimamente relacionadas, qualquer coisa que você faça em uma, impactará positivamente nas outras. Se trabalhar equilibradamente nas quatro, passando pelo menos uma hora ao dia, fará dos hábitos uma parte fundamental da sua vida.
E agora que você conhece os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes, sabe que o seu objetivo não acontecerá por acaso. Você precisará lutar por isso e as coisas irão começar a acontecer para você.
Lembre-se, este processo criativo nunca acabará. Você deve continuar sempre cultivando estes hábitos pelo resto da sua vida e tudo mudará positivamente para você. É a forma mais natural, segura, sem atalhos para você alcançar sucesso.
Vamos lá?
(Autor: Stephen Covey, escritor do best-seller administrativo “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, publicado pela primeira vez em 1989. Formou-se mestre em Administração pela Harvard e doutor pela Universidade Brigham Young. Covey vendeu mais de 25 milhões de livros em 38 idiomas)
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