- O uso dos óculos de sol tem como principal função a proteção dos olhos contra as radiações solares (UVA/UVB) que podem ser nocivas à saúde e ao funcionamento dos nossos olhos.Essas radiações podem causar doenças como: catarata, degeneração macular (perda gradativa da visão), pterígio (massa fibrovascular que atinge a córnea), fotofobia (exposição da retina que causa aversão a qualquer tipo de luz), entre outras.
-
Tipos de lentes
Existem lentes em diversas cores disponíveis no mercado, elas não são apenas para fins estéticos, elas têm uma função e/ou necessidade específica para cada cor: verde, marrom/âmbar, cinza, amarela, azul, fotocromáticas e polarizadas.
Cada cor tem uma função específica na proteção dos olhos, dependendo do tipo de claridade e situação a serem usadas.
Quanto aos modelos, também variam muito com o formato do rosto e também para a finalidade a qual você vai utilizar essa proteção. Além das cores e modelos, ainda podem ter o acréscimo de correção para sua visão, para aqueles que têm problemas de visão (como miopia, astigmatismo, etc.).
A função dos óculos de sol é proteger e descansar as pupilas, fazendo com que elas relaxem ao usar os óculos. Mas se os óculos não seguirem algumas normas, podem prejudicar sua visão.
-
Onde está o perigo
Independente de marca, modelo, cor de lente ou tamanho, o principal elemento a ser verificado em um óculos são os fatores de proteção UVA e UVB, que são os maiores vilões do envelhecimento precoce e queimaduras na pele e também causam câncer.
Quando utilizamos um óculos sem essas proteções estamos expondo nossos olhos a esses raios que fazem mal não só a nossa pele, mas também aos olhos. Seria o mesmo que sair ao sol passando hidratante no lugar de filtro solar.
Muito cuidado com imitações de marcas famosas sendo vendidas a preços irrisórios. Essas imitações não têm garantia de que realmente possuem as proteções adequadas para seus olhos.
-
Cuidado básico
Quando for comprar, sempre consulte um oftalmologista para indicar um que atenda melhor suas necessidades e sempre vá a uma ótica que lhe dê garantia da qualidade do produto que está adquirindo. Se possível, leve ao seu médico para que ele verifique a qualidade do mesmo.
(Autora: Mayara Tomie Dourado Taguti)
Bom material.