A psicologia sempre colocou uma grande ênfase nas contribuições de psicólogos masculinos de todo o mundo, como Freud, Skinner e Watson.
Com esses grandes nomes, deixa tristemente as contribuições surpreendentes de psicólogas que estão sendo negligenciadas.
Havia (e continuam a existir) muitas mulheres na psicologia cujas contribuições críticas ajudaram a moldar o campo da psicologia no que é hoje. O campo da psicologia é ironicamente dominado por mulheres, onde para cada psicólogo ativo do sexo masculino, existem 2,1 mulheres psicólogas ativas de acordo com a APA (2013).
Ao olhar para o início da história da psicologia, você pode se perguntar se eles eram todos do sexo masculino. A prevalência de pensadores masculinos nas listas dos melhores pioneiros nos primeiros dias da psicologia certamente faz parecer assim, no entanto, a realidade é que as mulheres têm sido grandes contribuintes da psicologia desde o começo.
No entanto, muitas das mulheres pioneiras na psicologia enfrentaram muitos obstáculos, discriminação e dificuldades. Muitas não foram autorizados a estudar ao lado de homens, foram impedidas de ter diplomas aos quais tinham direito, lutaram para entrar em posições acadêmicas que lhes permitissem publicar e realizar pesquisas de alto nível.
A seguir, são apenas algumas das mulheres importantes que contribuíram para moldar o que sabemos ser psicologia:
Pode ser que a primeira coisa que vem à sua cabeça seja “Sigmund Freud.” No entanto, a sua filha, Anna Freud , também era uma psicóloga bem conhecida e muito influente! Ela não apenas expandiu as idéias de seu pai, como também desenvolveu o campo inovador da “Psicanálise Infantil”, influenciando outros grandes nomes como Erikson. Paralelamente, outra de suas muitas realizações inclui a introdução de mecanismos de defesa e a expansão do interesse no campo da Psicologia Infantil.
Psicóloga americana e filósofa, a primeira mulher a se tornar presidente da Associação Americana de Psicologia em 1905. A carreira psicológica de Mary Calkins focou-se na psicologia do self e na crença de que o self consciente deveria ser a base do estudo psicológico.
Psicóloga do Desenvolvimento, Mary Ainsworth , destacou a importância de anexos de infância saudáveis. Ela foi pioneira na implicação de uma técnica conhecida como avaliação de “situação estranha”. Seu incrível trabalho teve uma enorme influência em nossa compreensão dos estilos de apego e como eles contribuem para o nosso comportamento na vida adulta.
Se você estudou psicologia do desenvolvimento, pode estar familiarizado com Eleanor Maccoby. Seu trabalho na Psicologia das diferenças entre os sexos desempenhou um grande papel nos entendimentos atuais de socialização, papéis de gênero e influências biológicas nas diferenças entre os sexos. Também sendo a primeira mulher a presidir o departamento de psicologia da Universidade de Stanford e ser a primeira mulher a dar uma palestra nesta Universidade.
Houve muitas contribuições importantes e inovadoras feitas pelas mulheres no campo da psicologia, apesar das barreiras e retrocessos. Embora as mulheres constituíssem apenas uma minoria do campo da psicologia, as marés certamente se transformaram e, hoje, as mulheres representam quase dois terços de todos os graduados em psicologia, mais da metade dos membros do BPS e 75% dos doutores em psicologia.
Fonte Original: psychologychartered.co.uk
Anna Freud não era Psicóloga, era Pedagoga e Psicanalista.