Quando as crianças não sabem demonstrar emoções, um teste simples pode revelar o que pensam.
Às vezes, a criança pode ser fechada e de difícil acesso. Saber o que pensam o tempo todo e conhecer completamente sua personalidade é trabalhoso e demorado que, dependendo de quão pequeno for, pode levar à ignorância de suas necessidades.
No entanto, quando você deixa uma folha de papel para desenhar e pintar, ela pode revelar muitas de suas características através de suas criações. Portanto, muitos psicólogos profissionais usam os desenhos dos menores da casa para ver se eles escondem algum tipo de problema.
Isso não significa que os desenhos digam exatamente como é o seu filho, mas a verdade é que você pode ver alguns dos traços de personalidade mais marcantes. Assim, o ‘ Teste da Árvore’ é responsável pela leitura da personalidade de meninos e meninas com base em como eles desenham esse elemento da natureza. Uma técnica que tem sido usada por especialistas há muito tempo e que não é infalível, mas reveladora. Segundo especialistas, “todo desenho constitui uma linguagem de imagens cujo objetivo final é se comunicar”.
O que essa árvore representaria?
Como interpretar o desenho?
O tronco: Segundo os psicólogos, o tronco da árvore representa a própria pessoa. Assim, sua espessura ou forma é reveladora ao analisar o desenho.
Um tronco amplo e forte implica que a criança é emocionalmente forte , enquanto, se for muito larga, pode implicar que a criança é autoritária ou tem agressão excessiva. No caso oposto, significa que a criança não lida bem com mudanças e problemas emocionais.
Por outro lado, se o tronco tiver um buraco mítico no centro, isso indica que pode haver deficiências emocionais ou um problema de violência. Além disso, se for reto, indica timidez e teimosia nas ideias, enquanto que, se for côncavo, indica tolerância, indica que a criança é aberta e extrovertida.
Por outro lado, se o tronco se inclina para a direita, indica pouca comunicação. Os psicólogos também percebem se o tronco é convexo; este tronco é típico de crianças muito vaidosas e soberbas.
O copo:
No caso desse outro elemento, é feita referência ao relacionamento da criança com o mundo exterior. Se o copo é completamente redondo, são sentimentos de culpa ou arrependimentos, também de sinceridade e transparência e pequenos sentimentos de ressentimento. Pelo contrário, se for quadrado, mostra o carisma e a diplomacia . Nesse caso, se os traços forem muito leves, isso mostra que ele é uma criança com muito autocontrole. Por outro lado, se as alças estão marcadas e há muitas cores dentro do copo, pode-se ver que o pequeno se importa com o que os outros pensam dele. Se dentro do copo você encontra detalhes como maçãs, frutas … significa que quem fez isso é muito perfeccionista e criativo. Se o copo é muito grande, a imaginação da criança se destaca. Se for exagerado, vai para o ponto narcisista e, se é pequeno, mostra timidez.
O chão:
A base do desenho é uma parte essencial da análise psicológica da criança por meio desse teste, pois revela o medo mais oculto da pessoa que o executa. No caso da árvore que sai do chão diretamente, uma criança insegura e duvidosa. Se ele estiver em linha reta, é uma criança que aceita as regras de bom grado. Se uma linha do horizonte distante é mostrada, o menor é mais passivo e alheio à realidade. Por outro lado, a árvore em um terreno com várias linhas representa uma criança espontânea e impulsiva . Se houver um piso redondo ao redor, isso mostra falta de independência ou vaidade. No caso em que a árvore fica em um terreno onde a grama é vista, é a própria criança que decide quando sair e quando não. Se ele está em uma montanha, ela é uma criança que quer ser o centro das atenções.
Posição da árvore na folha:
Se estiver no centro, indica uma personalidade firme, forte e estável. Quando a árvore está em um canto e é menor, é mais comum crianças retraídas e com uma personalidade mais frágil .
(Fonte Original: gutenberg.rocks)
*Texto traduzido e adaptado com exclusividade por Naná cml para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
Não há comprovação científica neste teste, ele serve como passatempo!
Quer fazer parte de um grupo só de testes? Clique aqui!