Não há problema em desmoronar e chorar. Não há problema em admitir para si e para o mundo que você não está bem. Não há problema em pedir ajuda e falar sobre seus problemas. Tudo bem, porque nem sempre se está bem.
Toda vez que se aborrecer alguém está lá para nos dizer que vai ficar tudo bem, e nós sabemos que vai ficar tudo bem, mas quando ficará bem? Essa é a questão!
Você não pode responder isso porque nunca nos damos tempo para curar. Nós não nos damos um minuto para respirar antes de voltarmos à vida, antes de começarmos a assumir nossas responsabilidades novamente e antes de mergulharmos de volta nos monstros que nos atacaram.
Não nos permitimos curar; nós apenas descansamos um pouco.
Pensamos que temos que ser fortes o tempo todo, pensamos que tirar um dia para cuidar de nossa saúde mental nos faz parecer fracos. Achamos que conversar com um terapeuta é algo que apenas pessoas loucas ou instáveis fazem. Pensamos negativamente sobre quem procura ajuda.
Mas por que?
Por que vemos pedir ajuda como algo tão ruim?
Mesmo pedindo ajuda com pequenas coisas, como abrir uma jarra ou pedir conselhos de relacionamento ou perguntar o que fazer quando você está em uma determinada situação. Estamos sempre pedindo ajuda, mas quando se trata de admitir que você não está bem, agimos como se fosse um problema.
E esse é o problema.
Não há problema em admitir que você não está bem. Não há problema em chorar quando você está se sentindo sobrecarregado e chateado. Não há problema em admitir que você se sente sozinho.
Não há problema em falar sobre seus problemas. Não o deixa fraco, o torna vulnerável, mas, em última análise, o fortalece.
Você é a única pessoa que realmente sabe o que está acontecendo em sua própria cabeça e não deve ter medo de seus próprios pensamentos ou emoções.
Você é humano e é importante lembrar disso. É importante lembrar que não importa que você tenha dias ruins. Você está autorizado a ter um colapso e a chorar. Você simplesmente não pode viver com pena de si mesmo. Você precisa se recompor. Você deve colar os pedaços desintegrados de volta e permitir que eles se recuperem adequadamente.
Não há problema em admitir que você não está bem, mas fique bem. Volte a focar para onde estava indo e, se não gostar mais desse caminho, altere-o. Você pode sair, mudar de ideia e voltar a tomar uma decisão.
Todo mundo tem manchas difíceis e dias ruins; dias em que você sente que falhou e dias em que não se sente bem o suficiente para nada, mas esses dias vão passar. Você precisa encontrar o que fazer para se sentir melhor. Você tem que encontrar a força dentro de você para elevar a si mesmo e ao mundo. Você precisa descobrir que está motivado pelos sentimentos de negatividade para saber que não quer mais se sentir assim e mudar isso.
Não há problema em não ficar bem, desde que você não pare de tentar melhorar ao longo do caminho.
(Fonte: thoughtcatalog.com)
*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.