Meditação ajuda as crianças a lidar com seus problemas e torná-las mais conscientes do seu entorno.
O que aconteceria se em vez de punir crianças que se comportam mal na escola, as incentivassem a meditar?
Talvez na sua memória possa vir algum professor que puniu você na época de escola, ou aos seus filhos, com formas infinitas e repreensivas no caderno que diziam “devo me comportar”, ou simplesmente não havia o direito de ir para o recreio.
Muitas dessas punições geralmente não funcionam, pois elas apenas fazem com que alguém se sinta frustrado ou não aprenda a lição. Portanto, Robert W. Coleman, professor de Baltimore (cidade do estado americano de Maryland), experimentou uma nova técnica de punição que não envolve regras ou repreensão.
É sobre a Fundação Vida Holística, com salas de meditação, onde o estudante punido é conduzido para uma sessão de ‘conhecimento consciente’ através de meditação guiada e yoga. Com essa sessão, as crianças aprendem a resolver conflitos dentro e fora da sala de aula, acalmam seus impulsos e até ajudam crianças com problemas de hiperatividade. Isso acontece em uma sala iluminada e colorida que faz da “punição” um momento de aprendizado, saindo de algo que incita o medo e o ressentimento, e trazendo bem-estar à sua saúde.
Técnicas de respiração ajudaram muitas crianças, como Sierra, que disse à CBS News que, quando a faz, sente que todos os problemas desaparecem e que tudo que a irritou naquele momento, de repente, tem uma solução. “Há muita violência nos bairros e abuso de drogas. As crianças são expostas a esses maus comportamentos e essa técnica os ajuda a combater isso ”, explicou Ali Smith, co-fundador do projeto. “Nós ensinamos as crianças, desde pequenas, a fazer uma mudança real na comunidade resolvendo problemas.”
Isso não só serve para as crianças, mas também para os próprios professores, para que eles aprendam a lidar com problemas em sala de aula.
(Fonte Original: gutenberg.rocks)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.
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