Um ano totalmente atípico. É normal muitos quererem que este ano difícil acabe logo.
Sem dúvida, um ano desafiador que veio testar tudo que realmente tínhamos de verdadeiro dentro de nós.
E você, sabe o que realmente há dentro de si?
Este ano complexo também nos mostrou muitas coisas fundamentais, descobrimos com quem podemos realmente contar quando estamos sozinhos, quem realmente amamos, quem vale a pena trazer para perto, e quem manter no famoso “distanciamento”.
Para quem conseguiu e se permitiu fazer reflexões profundas sobre a vida, este ano mostrou o sentido de tudo. Tanto para quem se perdeu tantas vezes no decorrer de um ano complexo, como para quem se encontrou também inúmeras vezes, 2020 será lembrado por nos ensinar a importância de sentimentos como amor, compaixão e cooperação.
É verdade que o ano parecia que não ia terminar nunca, mas durou o tempo suficiente para trazer esperança infinita para quem não tinha nenhuma, e renovar as esperanças de quem já tinha.
Antes deste vírus, já sabíamos a finitude de tudo, mas este ano nos mostrou empiricamente o quanto esta finitude é muito próxima, isso sempre foi difícil de entender ou imaginar.
Falando em imaginar, a imaginação criativa, a arte e a cultura estão sendo essenciais para nos trazer alguma paz, alguma alegria, alguma saúde mental em meio a tantos turbilhões e desgastes, neste sobe e desce desta imensa montanha russa que foi em 2020. Foi um ano que todos os dias nos convidou a reinventar e reinventar, a ressignificar e a ressignificar…
Todos vieram a desacreditar, a morrer um pouco em alguma coisa, em algum momento, e ao mesmo tempo voltaram a acreditar, a renascer, a reviver.
De fato é bom saber que a partir de agora tudo é maior e mais importante, que a vida não é mais como era, e não vai ser, que ela não é adiável, não é qualquer coisa. Que a minha vida, a sua vida, a vida de todo mundo é muito importante.
Não será mais possível viver da mesma maneira como era antes. Somos agora e não ontem, e ainda não somos o amanhã. Sentimos a vida melhor, possibilidades e oportunidades não podem ser mais adiadas, nem esquecidas, são para serem vividas hoje.
A palavra que precisa ser dita, sim ou não, ou beijo que se quer dar, é para agora. O que se pretende findar ou começar, o que é necessário ou o que ficou ultrapassado é preciso resolver hoje. A importância de uma pessoa é inadiável, e também a declaração de um amor. Tudo que poderia esperar um dia, se tornou já.
A vida virou uma declaração de amor a si mesmo, a alguém, a própria vida, o insosso está banido, está muito ultrapassado, este ano fez questão de nos trazer esta lição.
Daqui pra frente, teremos vidas mais saborosas, com abraços mais apertados e com toques mais verdadeiros. Nos despedimos de 2020 e entramos em 2021 com muito mais disposição para viver e ser feliz de verdade!
Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?