Cotidiano

Como você diz “adeus” é mais importante do que como você diz “olá”

O que nós experimentamos e o que nós lembramos

Uma mulher assiste a um concerto. A orquestra toca sua sinfonia favorita. Enquanto ouve, a beleza da performance lhe dá muito prazer. No entanto, no último minuto da peça, um ruído alto é ouvido. Ela diz que arruinou toda a experiência.

Nós sabemos que isso não é verdade. De fato, 99% de sua experiência foi gloriosa. O barulho no final do concerto arruinou sua memória da experiência.

A experiência do concertista é uma consequência de ter dois sistemas operacionais mentais, um eu vivente e um eu que se lembra.

O eu vivente é o “você” no presente. Quando o médico pergunta, “dói quando pressiono aqui?” é o eu da experiência que responde. O eu que se lembra é um contador de histórias, o “você” que escreve a história. Quando o médico perguntar: “como você está se sentindo?” é o eu lembrando que responde.

O que mantemos de nossas experiências é a história que o nosso ser lembrado nos diz. O eu que se lembra é consultado ao planejar o futuro. As escolhas são feitas com base na construção narrativa do passado do ser que se lembra.

Ora aqui está o problema. O eu vivente e o eu que se lembra não concordam com o que aconteceu. De fato, as discrepâncias estão conectadas aos dois sistemas operacionais. Vamos ver uma experiência que exemplifica isso.

Os participantes tinham uma mão imersa em água gelada a uma temperatura que causa dor moderada. Eles foram informados de que teriam três tentativas. Enquanto a mão estava na água, a outra mão usava um teclado para registrar continuamente seu nível de dor. O primeiro julgamento durou 60 segundos.

O segundo julgamento durou 90 segundos, no entanto, nos últimos 30 segundos a água foi lentamente aquecida em 1 grau (melhor, mas ainda dolorosa). Para o terceiro julgamento, eles foram autorizados a escolher qual dos dois primeiros ensaios foi menos desagradável, e repetir aquele.

Aqui está o que eles encontraram. Você está sentado? Oitenta por cento dos indivíduos que relataram alguma diminuição da dor nos últimos 30 segundos do segundo estudo escolheram repetir a experiência de 90 segundos (mais longa). Sua memória da experiência em que eles realmente sofreram mais lhes disse que era a experiência menos dolorosa.

Este experimento foi repetido em muitas formas com os mesmos resultados.

O que significa?

O eu que se lembra é um contador de histórias. O que define uma história são momentos significativos e, o mais importante, finais. As regras que governam a gravação da experiência de uma pessoa que se lembra não são diferentes.

Duração não conta. Apenas o pico (melhores ou piores momentos) e o final da experiência são registrados. Na verdade, o final da história tem o poder de definir a qualidade da experiência, mesmo que seja diferente do que a precedeu.

Isso tem implicações profundas. Quando passamos tempo com as pessoas, presumimos que a natureza da interação será lembrada com base em algum tipo de impressão geral derivada de todo o conteúdo, altos e baixos da troca. Isso, imaginamos, define nossa lembrança da experiência.

Mas isso não é verdade. É o final, como nos separamos, que tem o efeito mais poderoso sobre como a interação será lembrada.

Então reconsidere como você termina um encontro. Ele pode fornecer uma oportunidade para redefinir ou reforçar o que você quer que uma pessoa se lembre de você.

Vou deixar você com uma pergunta que lhe dirá algo sobre sua relação com a experiência versus memória. A resposta da maioria das pessoas demonstra que estamos no negócio de criar memórias, não experiências.

Você tem uma escolha de duas férias. Uma é a sua fantasia do refúgio perfeito. Não poderia ser melhor. O segundo é um típico bom lugar de férias. A única ressalva é que, se você optar por ir as férias dos sonhos, não terá memória disso.

Quais férias você escolheria?

Autor: Paul Spector MD
Fonte original: https://www.thriveglobal.com/

Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto escrito com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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