Categories: Cotidiano

Como uma campanha publicitária reduziu 85% da taxa de suicídios na Coréia do Sul

Coreia do Sul carrega um título infeliz, é o país com a maior taxa de suicídio da OCDE. O local escolhido pelos suicidas na maioria das vezes é a ponte Mapo, na capital Seul, essa ponte foi responsável por 108 mortes nos últimos cinco anos.

Como tentativa de reverter  a situação e esses números, uma marca de seguros transformou em “Ponte da Vida” o local mais mortal do território sul-coreano.

Contrariando as expectativas do governo, como simplesmente construir um muro ou fechar a ponte, a companhia apostou na solução criativa que fizesse as pessoas pensarem duas vezes antes de tomarem uma medida extrema, e assim salvar vidas.

Luzes com sensores acendem conforme os transeuntes caminham pela ponte, eles também recebem frases inspiradoras como: “Vá ver as pessoas de quem você sente saudade”, “Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir”, “Como você gostaria de ser lembrado?”. Segundo reportagem da Creativity, as mensagens foram elaboradas em parceria com psicólogos e ativistas da prevenção ao suicídio.

A instalação, assinada pela agência Cheil Worldwide, levou um ano e meio para ser feita, contou com 124 trabalhadores, totalizou 2,2 km de extensão e utilizou 2.200 luzes de LED e sensores.
Segundo o Cannes Lionque premiou o projeto em 2013, de setembro do ano passado, quando a campanha teve início, a dezembro de 2012, a taxa de suicídio na ponte diminuiu 85%.

Essa estátua, de um amigo reconfortando o outro, é um dos grandes símbolos da campanha”.

“Nossa intenção era que os pedestres continuassem lendo as mensagens mostradas ao longo dos 2,2 quilômetros da Ponte Mapo e, finalmente, andassem todo o caminho para o outro lado sem se darem conta”.

Assista ao vídeo e entenda como funciona:

Natthalia Paccola

Desde que começou os estudos em Psicanálise e Psicoterapia, a jornalista, bacharel em Direito, mestre em Ciências Naturais pela Unicamp e doutoranda em Psicologia pela UCES Natthalia Paccola levanta uma premissa sobre a sua vida profissional: nunca aceitaria rótulos ou doutrinas acadêmicas. Mas é claro que sofre influências de vários pensadores. Sua grande fonte de inspiração como autoridade em levar Luz para o Bem através de mídias sociais, no entanto,  tem sido os seus próprios seguidores, cerca de 10 milhões que passam semanalmente pela sua Fanpage, Grupos, YouTube, Site, Instragram ou Twitter.

View Comments

Recent Posts

Realidade virtual e aumentada: o futuro da imersão de iGaming

Nos últimos anos, a indústria de iGaming (jogos de apostas online) passou por transformações significativas,…

4 semanas ago

A compulsão por jogos sob a perspectiva da epigenética e da constelação familiar

Utilizando terapias para uma nova abordagem ao problema A compulsão por jogos cresce na sociedade…

1 mês ago

As melhores estratégias para jogar em cassinos ao vivo

Agora, a indústria de jogos de azar online está crescendo, o que não é surpreendente,…

2 meses ago

Três jogos de cassino populares que tiveram seu início na televisão

Muitos dos jogos de cassino mais famosos existem há séculos, como o Blackjack e a…

3 meses ago

Princípios básicos e regras do blackjack

Princípios básicos e regras do blackjack Blackjack é um jogo de cartas popular em cassinos…

3 meses ago

Eu tenho medo da maldade das pessoas

Algumas pessoas têm medo de aranha, outras de morcego, muitas temem cobras. Eu tenho medo…

3 meses ago