Prolongar o tempo na cama por mais alguns minutinhos, logo após acordar, ou tirar algumas horas no fim de semana para relaxar, sem fazer nada, é um comportamento comum e sadio. Mas quando o desejo de permanecer deitado é constante, pode ser sinal de um distúrbio: a clinomania.
O problema é caracterizado pelo desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não. E requer acompanhamento médico.
O diagnóstico não é simples e, geralmente, é feito por exclusão. “Como a clinomania pode ser facilmente confundida com outros males, como depressão e síndrome da fadiga crônica, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa do quadro do paciente. Só após concluir que não se trata de nenhuma doença orgânica é que diagnosticamos o distúrbio”, explica Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (SP).
Quem sofre de depressão também pode apresentar dificuldade na hora de sair da cama, mas por conta da melancolia, do desânimo e da falta de energia que são característicos da doença.
Já no caso da fadiga crônica, segundo o psiquiatra Sergio Tamai, conselheiro da Associação Brasileira de Psiquiatria, o que contribui para que o paciente permaneça deitado é um cansaço persistente, que vem acompanhado por sintomas como dores musculares, cefaleia e fraqueza.
O clinomaníaco, por outro lado, sente-se muito confortável na cama, tem uma vontade imensa de ficar deitado e pode permanecer assim por dias –principalmente se o tempo estiver chuvoso e nublado– sem sofrer com os sinais clínicos que marcam as outras doenças.
Porém, conforme afirma o psiquiatra Almir Ribeiro Tavares, coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Psiquiatria, a clinomania pode se estabelecer em associação com outras doenças.
“Muitos quadros produzem cansaço e fadiga e podem levar o paciente a enxergar o descanso como um tratamento. Só que, com o tempo, o que era apenas um repouso programado tem chances de se tornar clinomania”, explica.
O distúrbio pode afetar pessoas de qualquer faixa etária, mas mulheres entre 20 e 40 anos são mais suscetíveis. Uma explicação possível pode ser a alteração hormonal a que essas mulheres se submetem todos os meses, conforme explica Tamai. Idosos também são considerados mais vulneráveis à doença.
“Com a vida tranquila, sem muitas atividades e ocupações, os idosos se dão o luxo de deitar durante o dia. Mas o hábito pode se tornar nocivo e progredir para a clinomania”, afirma Tavares. “O ser humano não nasceu para ficar deitado. O organismo precisa estar sempre em movimento, caso contrário, uma série de funções é prejudicada”, diz o especialista.
A boa notícia é que o distúrbio tem cura. Após o diagnóstico, o paciente pode buscar o auxílio de um psicólogo, psiquiatra, neurologista ou médico especialista em distúrbios do sono. “Alguns quadros exigem o uso de medicamentos mas, em outros, apenas o acompanhamento psicológico, a prática de exercícios físicos e as mudanças comportamentais são suficientes para resolver o problema”, declara Yonekura.
Preguiça ou clinomania?
Pessoas acometidas pela clinomania são frequentemente chamadas de preguiçosas, o que é, obviamente, um equívoco. O termo “preguiça” vem do latim pigritia, que significa “aversão ao trabalho”.
“Indivíduos preguiçosos são avessos a afazeres que exijam esforço físico ou mental e, por isso, direcionam a sua vida para outras atividades”, explica o neurologista Shigueo Yonekura. “Já a clinomania é caracterizada apenas por uma condição: uma vontade imensa de ficar na posição horizontal. Se a pessoa quer passar a maior parte do seu tempo assim, abrindo mão de outras atividades, vale a pena investigar”, diz o especialista.
(Autoras: Louise Vernier e Rita Trevisan)
(Fonte: estilo.uol.com.br )
Gostaria de saber se mulheres na pré menopausa tende a ter a doença. Pois me tenho me sentido assim, sempre indisposta, sem vontade de fazer os afazeres da casa.
Quem tem fadiga crônica como eu, também tem isso. A minha fadiga se desenvolveu ao longo dos 38 anos de fibromialgia e hoje, minha energia para levantar é minima e vontade fazer as coisas é quase zero.
Serio isso , ????
Eu sinto muita fadiga , tenho apenas 19 anos e des dos meus 17 anos que sinto esse cansaso enorme sempre fui de dormir muito mais dos meus 17 ano pra ká a cituação mudou muito , sinto essa vontade enorme de estar descansando dormindo ou ate mesmo so relaxando na cama pos se nao durmo bem por muitas horas fico muito mal me da extresses absurdos chego ate entrar en crises de raiva odio quando tentam me acordar . Sinto dores no corpo todo principalmente nas costas mas o medico disse que era dor muscular msm. eu durmo em media 25 hrs , durmo de 01:00 , 01:30 Da madrugada, e no dia seguinte acordo tarde de 13:40 14:00 e isso me cauza uma fraqueza enorme , uma molesa e acordo mas cansada do que antes então como algo e depos durmo mas um pouco pra descansar e sair a fraqueza, tenho 19 anos 1 metro 55 de altura e sou muito magra peso 34 kilos no maximo 35 nunca sai desse peso tem algo a ver?! me respondam pfvr fiquei muito preocupada .
Procure um reumatologista para verificar se não tem espondilite anquilosante que causa dores nas costas fadiga ou até fibromialgia devido a dor no corpo todo.
NAO CONSIGO DORME DIREITO, PERCO O SONO A NOITE TEM DIA QUE VOU DORMIR JA E 04 DA MANHA.NAO SEI O QUE FAZER TEM DIA QUE FICO MUITO IRRITADO,SEI NAO TEM DIA QUE NAO CONSIGO FAZER NADA.
Eu sinto vontade de ficar na cama o dia inteiro, Não tenho vontade de sair nem de fazer nada, nem cozinhar muito menos os afazeres da casa. Vou pro meu trabalho mas também não tenho mais vontade de trabalhar. Sinto- me sempre cansada e sem ânimo pra nada. Chego do trabalho tenho preguiça até de tomar banho, mas tomo. Tenho 50 anos e sempre fui uma mulher ativa, caprichosa, estava sempre limpando, cozinhando, mexendo com minhas plantas e hoje não tenho mais vontade de nada, absolutamente nada. Os médicos dizem que não tenho nada mas sinto muita fraqueza e tonturas direto.
não sou medico , não sou especialista em nada disso , eu estou assim também sem animo e muito sono durante o dia , mesmo dormindo bem a noite , mas eu sei o que acontece , isto é falta de entusiamo , quando temos algo pra fazer que nos torna motivados , as coisas mudam , por exemplo : imagina vc cansado sem forças desanimado , etc , ai vc esta atravessando um campo quando vc não imagina vem uma vaca furiosa em cima de vc , vc que esta cansada sem animo corre mais que ela ,e ainda pula uma cerca de 2 metros . pra se livrar da vaca , aivc me responde , quando estava correndo sentiu dor ? , sentiu cansaço ? lógico que não ! porque na fulga , vc liberou uma adrenalina no seu sangue que mudou seu organismo , isso se chama metabolismo , ou seja vida sedentaria nos faz ficar doente sem animo , pense nisso
Adorei as dicas sobre menopausa, realmente é uma outra faze nas nsas vidas e podemos viver muito melhor com a menopausa. Obrigada por compartilhar dicas tão úteis.