Há pessoas que usam o silêncio sistematicamente contra os outros. Assim, eles adquirem um clima de tensão, um inconveniente, que se torna um castigo. Contra seu parceiro, filhos etc.
Parar de falar com alguém é uma forma de agressão.
Se uma pessoa se tornar perigosa para você, pare de falar com ela e pode ser uma maneira de se proteger. Se alguém fez algo realmente sério para você, pode ser uma maneira de provar isso e pode ser legítimo.
Refiro-me ao silêncio com o qual algumas pessoas punem sistematicamente as pessoas ao seu redor. Aquele pai, aquele marido, aquela mãe… Aquelas pessoas que, quando os outros ” não obedecem”, quando não gostam de algo … atacam em silêncio .
O silêncio imposto é muito doloroso. É uma agressão que dói mais que um grito, mais que um golpe. É a punição preferida dos manipuladores.
Aquela pessoa que não responde a saudação, que anda pela casa ignorando você, essa pessoa está atacando você. Você sabe por que ela faz isso: porque você não voltou na hora que ele/ ela queria, porque você não concordou com o pedido dela …
Se você perguntar sobre seu silêncio, ela dirá que não pode falar com você. Não é verdade, essa pessoa sabe que, ao tratá-lo assim, ela consegue o que quer e consegue manipulá-lo. Da próxima vez, você pensará duas vezes antes de não ceder aos seus desejos.
Se você é uma das pessoas que usa o silêncio como arma, pense nos danos que causa.
Se você é um daqueles que sofrem com alguém que agride com silêncio… eu recomendo:
· Seja forte e não sucumba à sua manipulação, talvez ele/ela pare de fazê-lo.
· Quebre o silêncio, fale com ele, não tenha medo dele. Desmonte seu teatro.
· Diga-lhe claramente o que você pensa. Explique que sua postura é irritante e desproporcional.
· Se seus silêncios são contínuos e afetam sua saúde mental, se puder, deixe essa pessoa. Afaste-se.
Agressão com silêncio não pode ser denunciada. Quem pratica essa “técnica” geralmente é uma pessoa que controla bem seus impulsos. Não acredite nela quando lhe disser que sofre mais! E, mesmo que fosse, está punindo você.
(Fonte Original: mundopsicologos.com)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.
(Imagem: Rafael Barros)
*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
Uso o silêncio para evitar brigas. Quando as tentativas de conversar fracassaram, viraram agressão verbal e estava partindo para a física. Quando a pessoa é mentirosa e sem remorso algum de ser assim, como posso ter qualquer conversa? É como escutar uma pessoa sem fundamento algum. Por isso prefiro o silêncio. O silêncio me traz paz. Faz eu refletir melhor do que com a pessoa alvo desse silêncio.
Resolvi ficar em silêncio, devido a certa pessoa, não dá ouvidos ao que falo.
O silêncio é o um discurso para que não acredita ou desdenha dos seus conselhos. É preciso ter dignidade e deixar o silêncio traduzir aquilo que as palavras não conseguem.
acredito eu que para mim o silencio é uma forma de não brigar, pois a pessoa tem que sentir que esta errada ou fez algo de errado que magoou bastante aquela pessoa, eu faço não por agressão, mas para não ser agredido com palavras e tambem não dar seguimento a discussão eu me recolho e me calo por isso.