As máscaras do narcisismo patológico são mecanismos de manipulação usados pelos narcisistas para ocultar suas intenções e sua verdadeira condição. Eles não querem parecer pretensiosos ou arrogantes.
De modo que eles se escondem atrás de tais mecanismos. Isso às vezes é efetivo e acaba confundindo quem está com eles.
Narcisismo é a auto-estima exagerada e a estima que uma pessoa tem sobre si mesmo. Por isso, falamos de narcisismo patológico quando uma pessoa superestima o que é e, além disso, tem uma necessidade excessiva de ser admirada pelos outros .
Isso acontece porque, basicamente, há um desrespeito inconsciente por si mesmos.
“O pós-modernismo nada mais é do que um grau adicional na escala de personalização do indivíduo dedicado ao auto-serviço narcísico e às combinações caleidoscópicas indiferentes. “-G. Lipovetsky-
Pessoas com narcisismo desnaturado podem se tornar muito destrutivas para os outros. Elas se tornam, na ânsia de reafirmar, manipuladores, cruéis ou abusivos em relação aos outros.
Elas não fazem isso conscientemente, mas se enganam sobre seu comportamento. Essas pessoas constroem as máscaras do narcisismo patológico para convencer a si e aos outros de que elas não têm um orgulho exacerbado. Aqui estão os três casos mais comuns.
1. auto-aperfeiçoamento fictício
O auto-aperfeiçoamento fictício é uma das máscaras do narcisismo patológico. Consiste essencialmente em progredir, evoluir ou crescer, não com o objetivo sincero de ser melhor, mas no oculto de despertar admiração, inveja ou submissão a outros.
Uma das características do narcisismo patológico é que ele apresenta uma forma de auto-estima chamada “auto-estima condicional” . Isso significa que o senso de valor pessoal não nasce de uma verdadeira auto-estima, mas depende da avaliação que os outros fazem deles.
Esses tipos de pessoas insistem em ser melhores, não como um fim, mas como um meio. Seu objetivo final é conquistar os outros. Para fazê-los submeter-se aos seus planos ou sentir-se inferior.
O fato de que essas pessoas muitas vezes e publicamente se orgulham de seu progresso traz essa máscara de narcisismo patológico. Bem como o fato de que eles também reprovam os outros por não percebê-los ou não enfatizá-los o suficiente.
2. Auto-sacrifício, uma das máscaras do narcisismo patológico
Esta é uma das máscaras mais enganadoras do narcisismo patológico. O indivíduo aqui carrega responsabilidades em seus ombros que não são de sua responsabilidade, supostamente para ajudar os outros a resolver seus problemas.
Essas pessoas até acabam se privando de propriedades e privilégios ou sofrendo de situações muito difíceis para os outros.
O problema é que sua intenção não é realmente fazer algo positivo para os outros. O que eles estão realmente procurando é conseguir gerar autoridade e dependência dos outros .
Leia Mais: Diferenças entre egocêntrico e narcisista
O auto-sacrifício lhes permite colocar um véu de bondade, generosidade ou submissão em seu comportamento. Esse sacrifício serve apenas para esconder um propósito muito mais egoísta: exaltar-se.
Como no caso anterior, esse tipo de máscara cai com muita facilidade. Quem se sacrificar, em breve, apresentará tudo o que ele faz aos outros . Ele tentará fazer com que aqueles em que ele “ajuda” se sintam culpados, exigindo tratamento especial ou consideração por eles.
O narcisista reivindicará um status de superioridade diante dos outros. Também é frequente que enfrentem um verdadeiro escândalo de vitimização.
3. Fantasias de grandeza
Pessoas com um certo narcisismo patológico alimentam fantasias de grandeza ligadas a si mesmas. Eles geralmente se sentem realmente melhores que os outros. De uma forma consciente, para dizer o mínimo. Eles sempre se comparam aos outros e sempre ganham, de acordo com eles. Eles são melhores, mais tolerantes e mais capazes, mesmo que não sejam.
Um dos traços mais característicos desse tipo de pessoa é que elas sentem que têm “direito à raiva”. Em outras palavras, elas acham que têm licença para ficar com raiva. Sua raiva é sagrada. Elas explodem porque os outros as empurraram para lá.
Elas gritam porque não podem tolerar que outros sejam injustos com alguém tão bom quanto elas. Essas pessoas são ofendidas para evitar a injustiça ou para alcançar qualquer outra meta louvável.
Eles às vezes conseguem convencer os outros disso. O caso mais típico é o dos líderes que maltratam seus colaboradores por um suposto desejo de melhoria e perfeição em todas as áreas . Um grupo inteiro é às vezes vítima ou objeto dessas fantasias de grandeza.
As máscaras do narcisismo patológico são mecanismos para esconder o ego. O narcisista não quer se ver como tal aos olhos dos outros. É por isso que ele usa esses dispositivos para esconder seus traços básicos de personalidade. Uma pessoa que age dessa maneira sofre muito e, especialmente, precisa de ajuda.
Fonte Original: nospensees.fr
*Texto traduzido e adaptado pela equipe Fãs da Psicanálise.