Sua relação é saudável e estável?
No livro “As regras de ouro dos casais saudáveis”, Augusto Cury apresenta uma profunda reflexão em torno dos relacionamentos.
Termos como relação desinteligente, onde o cônjuge é especialista em reclamar do outro ou os atores egoístas que só sabem criticar o parceiro o tempo todo.
Na minha opinião, uma das melhores reflexões deste livro é: que tipo de casal você forma: saudável ou doente, inteligente ou desinteligente? O amor não é uma via única, é necessário estar atento ao essencial e entender o mínimo da complexa mente humana.
Uma relação saudável precisa ser cercada de alguns conceitos, ou segundo o autor: regras de alicerce. Cury ressalta detalhes como; saber que ninguém é capaz de mudar ninguém, que temos sim o poder de piorar os outros, não de mudá-los; distinguir estratégias erradas como: cobrar o parceiro excessivamente ou dar sermões e criticar o tempo todo.
O livro tem uma leitura simples e sugere uma reciclagem em nossa forma de agir. As regras de ouro dos casais saudáveis, na verdade não apresenta ”regras” complexas e de difícil implementação e sim um guia muito simples. Como eu quero te deixar morrendo de vontade de ler o livro, resolvi elencar aqui as 10 regras que constam no prefácio.
-1º regra de ouro: Compreender minimamente a complexidade da mente humana
-2º regra de ouro: Saber que a intencionalidade não muda a personalidade
-3º regra de ouro: Compreender os vários tipos de solidão e as armadilhas das relações sociais
-4º regra de ouro: saber que ninguém muda ninguém
-5º regra de ouro: Romper o cárcere do fenômeno bateu-levou
-6º regra de ouro: Romper o cárcere da rotina
-7º regra de ouro: Ser simpático
-8º regra de ouro: Ser carismático
-9º regra de ouro: Ser empático
-10º regra de ouro: Saber que toda mente é um cofre
(Autora: Aline Martins)
(Fonte: papoaberto.com.br)