O aplicativo Comida Invisível conecta restaurantes, bares, hotéis, buffets e pequenos mercados a creches, ONGs e pessoas físicas que precisam de comida, através da geolocalização.
Criada pela advogada Daniela Leite, o jornalista Sergio Ignácio e a publicitária Flavia Vendramin, a iniciativa visa evitar o desperdício de alimentos.
Os interessados em realizar a doação precisam se cadastrar no Comida Invisível. Depois, informam qual comida irão doar, indicando a validade, data e forma de entrega.
Desta forma, a doação irá aparecer como disponível e, quando for aceita, o doador confirma se fará a entrega ou irá aguardar a retirada.
É importante ressaltar que os participantes assinam um termo de responsabilidade no aplicativo. Quem recebe o alimento deve se comprometer a manipulá-lo de forma adequada e responsável.
Além disso, ambas as partes precisam participar de um treinamento online sobre armazenamento e preparo de alimentos, segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O aplicativo já está disponível para Android.
Autora: Isabela Alves
Fonte: observatorio3setor.org.br