Uma em cada 5 mulheres nos Estados Unidos sofrem de depressão durante a sua vida.
Beber café com cafeína reduz risco de depressão, a pesquisa constata. Quanto mais cafeína as mulheres do estudo bebiam, menor suas chances de tornarem-se deprimidas.
Beber duas a três xícaras de café por dia foi associado a uma redução de 15% no risco de depressão. Aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia tiveram um risco reduzido de 20%.
As conclusões vêm de um estudo que seguiu 50,739 enfermeiras norte-americanas. Elas foram acompanhados por 10 anos e nenhuma era deprimida no início do estudo.
Ao longo da duração da pesquisa, a ingestão de bebidas cafeinadas foi rastreada. Isto incluiu refrigerantes com cafeína, bem como chá e café.
Os autores do estudo explicam os resultados: “Neste grande prospectivo de mulheres mais velhas livres de depressão clínica ou sintomas depressivos graves no início do estudo, o risco de depressão diminuiu de um modo relativo ao aumento do consumo de café com cafeína”.
No entanto, devido à natureza do estudo, “(…) não se pode provar que a cafeína ou café com cafeína reduz o risco de depressão, mas apenas sugere a possibilidade de um efeito protetor.”
Outros estudos em homens também têm sugerido que a ingestão de cafeína está ligada à diminuição da depressão.
Café descafeinado não estava ligado a qualquer redução do risco.
(Fonte: Psicoativo)
* Texto pubicado com a autorização da administração do site.