Existe uma técnica chamada ‘aterrar’ ou ‘fazer terra’, que pode ajudar quando você perder o controle, seu coração acelerar e estiver prestes a sofrer uma crise de ansiedade.
As atividades de ancoragem o ajudam a recuperar o controle de suas emoções e a se conectar com o presente e a realidade.
Você pode executar esses exercícios em qualquer lugar e hora e, é claro, em qualquer circunstância em que sofra um gatilho, uma memória recorrente, sofrimento emocional ou dissociação.
Respire profundamente tentando inflar o abdômen; depois inspire três vezes e expire seis.
Observe lentamente o ambiente e procure:
5 coisas que você pode ver
4 coisas que você pode tocar
3 coisas que você pode ouvir
2 coisas legais que você pode sentir
1 emoção que você pode sentir
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é o distúrbio mais observado pelo clínico geral, com uma prevalência na população entre 3 e 7% dos pacientes que atendem à atenção primária.
É uma condição que tem a maior prevalência em pessoas entre 40 e 50 anos e, em menor grau, na população acima de 60 anos. As mulheres são duas vezes mais afetadas por essa condição do que os homens, e o TAG diminui sua incidência com a idade dos homens, mas aumenta nas mulheres, de acordo com a Academia Nacional de Medicina do México.
(Fonte Original: gutenberg.rocks)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.
*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
(Imagem: Craig Addeley)