Pode-se pensar que aqueles que têm um transtorno de ansiedade são pessoas de caráter fraco. No entanto, nada está mais longe da realidade.

A ansiedade geralmente é tão negligenciada que até que sua presença se torne realmente perceptíve,l a tal ponto que pode impossibilitar aqueles que sofrem com isso, ela é tratada como algo que acomete pessoas superficiais e desocupadas.

Manifestações de ansiedade

Existem muitas manifestações de ansiedade, mas todas colocam o sistema do corpo em alerta por algo irracional. As reações do corpo são as mesmas que as apresentadas a uma ameaça real, mas ampliadas por uma mente que luta consigo mesma para manter a normalidade.

Encontrar-se em uma posição em que o suposto inimigo está dentro, só pode levar à força, que aumenta todos os dias, mesmo quando a pessoa que está sofrendo com essa imagem indesejável sente que está perdendo a batalha e dando terreno ao seu oponente.

Uma pessoa que sofre de transtornos de ansiedade pode estar sujeita a muitos elementos que a prejudicam, pode não estar dormindo adequadamente, talvez não esteja se alimentando adequadamente, provavelmente tem um consumo de antidepressivo e ansiolítico que afeta não apenas o sistema nervoso, mas o resto de suas funções.

Além disso, pode gerar maiores estragos, como alucinações, despersonalização, questões de fé. Sem mencionar os problemas sociais que gera, principalmente devido ao tabu que envolve qualquer distúrbio que envolva a mente.

Pessoas que sofrem de ansiedade não enlouqueceram, nem o farão. Eles são pessoas comuns, que tiveram vidas normais, que provavelmente estavam vivendo suas vidas de maneira inconveniente, e seu corpo, sua mente, seu ser, viam dessa maneira como um convite à mudança.

Faça as pazes

Não é uma declaração de guerra que dita ansiedade. Normalmente, por meio de um mecanismo complexo, ele tenta lembrar aqueles que a encontram que a vida não é uma carreira, que você não precisa provar nada a ninguém, que não estamos pagando dívidas, que não estamos lá para agradar a todos. Chegamos a nos divertir, ser felizes, curtir e crescer com a experiência.

Existem mecanismos mais ásperos que a ansiedade, que acabam roubando vidas, porque o objetivo dessas visitas que mudam a vida não é compreendido. Doenças, distúrbios, doenças simples não são inimigas para nós, eles são chamados a atenção. Se nosso corpo pede uma pausa e não a fazemos, nos encontraremos sujeitos a situações que nos forçam a fazer essa pausa.

Embora esteja nas mãos de todos que a ansiedade deixa de aparecer em suas vidas, essa não é uma tarefa simples, muito menos evidente. Mas quando a pessoa abaixa os braços, entende que a ansiedade não veio para ficar, muito menos roubar sua vida e decide liderar as mudanças necessárias, aceitando-a como mensageira da vida. Ela está satisfeita e se despede … Muitas vezes para sempre.

Em qualquer uma das etapas, a pessoa que sofre de ansiedade com um corpo quebrado pelos hormônios que a invadem, aprende a se adaptar e não desiste, todos os dias cheios de medos, olha no espelho e decide se desafiar para ver se hoje ela está livre de um ataque de pânico, de um desejo irreprimível de fugir de algum lugar, de querer voltar o tempo para o momento em que ela não conhecia a ansiedade. Lute com sua mente e com este novo desafio, você se fortalece cada vez mais.

Para saber como é que você só pode viver

Uma pessoa que nunca sofreu de ansiedade, não tem a menor ideia do que isso representa para alguém que está sofrendo ao tentar continuar em um dia normal. Não é estresse, não pode ser removido com uma pílula, não é uma invenção. Um ataque de pânico gera os piores sintomas existentes. Somente aqueles que sofrem de ansiedade sabem como é o coração de 60 a 120 ppm em segundos sem motivo aparente. Não é fácil pegar um carro e pensar o tempo todo: espero não perder o controle ou causar um acidente que me custará minha vida … ou talvez outros . Muito menos pegar um transporte público rezando para que tudo corra bem em 20 minutos de viagem que podem representar uma vida lá.

A ansiedade, embora não seja tomada como aliada, gera efeitos devastadores, reais, que consomem e limitam as pessoas que sofrem com isso, mas, por sua vez, os tornam mais fortes do que qualquer um, nem mesmo eles poderiam imaginar.

O que fazer em cada caso

Se você tem alguém próximo a você que sofre de ansiedade , acredite, apoie-o e apoie-o. Não se desespere, talvez você pense que não é muito, mas atender o telefone ao amanhecer, se eu ligar, é uma grande contribuição. O apoio oferecido pelo carinho é o maior ansiolítico.

Se você sofre de ansiedade, calma, não precisa ser um estado permanente , muitas pessoas superam esses estágios e têm uma vida de sonho onde cada segundo é valorizado, a cada segundo sem ter vestígios de ansiedade em sua mente. Você só precisa gerar pequenas mudanças em sua vida e ver como tudo começa a mudar para melhor.

Tenha fé em si mesmo e no que a vida lhe dá, que sempre quer o melhor para você.

(Fonte: reencontrate.guru)
(Imagem: Andrea Piacquadio)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

RECOMENDAMOS




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui