É comum ver casais de longa data com uns quilos a mais, isso porque segundo pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, se mantivermos um vínculo estável e feliz, estamos expostos a um risco maior de ganhar mais quilos.

Os pesquisadores trabalharam com 6.459 mulheres por 10 anos. E eles descobriram que as mulheres que tinham entre 20 e 30 anos, sem filhos, que se casaram ou tinham um vínculo sério, pesavam mais do que as mulheres solteiras.

Porém as mulheres não são as únicas que sofrem isso em relações de longa duração, pois uma pesquisa realizada pela Southern Methodist University, em Dallas, acompanhou os casos de 169 casais durante 4 anos, e chegaram à mesma conclusão: Tanto o homem quanto a mulher ganharam peso.

Na verdade, os pesquisadores concordaram que os relacionamentos mais satisfatórios e felizes são aqueles que promovem um ganho de peso e os que possuem problemas conjugais e divórcios, resultam em perda de peso.

Mas por que o amor faz engordar?

As razões são diferentes, cientistas apontaram que, em vários casos, isso se deve ao fato de as pessoas se adaptarem aos hábitos dos parceiros, o que geralmente não são os mais saudáveis. Por um lado, as mulheres tendem a ingerir mais alimentos ricos em gordura e açúcares, desenvolvendo uma distorção na percepção do tamanho das porções. levando a ingerir as mesmas quantidades que os colegas do sexo masculino sem perceber que elas não precisam de tantas calorias quanto.

Se moramos sozinhos, é mais provável que pulemos várias refeições ou que escolhamos algo rapidamente, mas quando vivemos como casal, é mais possível que façamos jantares mais abundantes, com sobremesas e bebidas presentes.

Na vida conjugal, as refeições desempenham um papel mais importante porque são os momentos em que estamos juntos. Com isso, os pesquisadores viram que os casais que engordavam costumavam seguir um padrão fixo: após o casal decidir viver juntos, eles começam a organizar jantares maiores e passam os finais de semana em casa, assistindo a filmes e comendo pipoca ou sorvete no sofá. Obviamente, tudo isso resulta em um aumento no peso.

Esses resultados refletem apenas uma tendência geral. Uma parte das pessoas continuam com seu estilo de vida após se envolverem em um relacionamento estável. Para muitos pode ser positivo a influência do outro para praticar exercícios e se alimentar melhor.

(Fonte: sorocabanices.com.br)

RECOMENDAMOS




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui