A Expedia, maior agência de viagens do mundo, realizou um levantamento para descobrir os comportamentos que mais irritam os passageiros durante os voos de avião.
Pelo terceiro ano consecutivo, o hábito de chutar o assento à frente venceu a pesquisa, chamada “Estudo de Etiqueta no Avião”.
Também levaram destaque os comportamentos de pais negligentes – cujas crianças são deixadas de lado quando choram ou se comportam mal – e de pessoas que não cuidam de sua higiene pessoal, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Além das crianças barulhentas, outros sons também incomodam os viajantes: o das pessoas que escutam música ou fala alto demais e aquele que resolve conversar com o passageiro ao lado sem parar, por exemplo.
Cerca de 35% dos passageiros disseram que pagariam mais caro para ficar em uma zona silenciosa do avião, se possível.
Também foram citadas pessoas que bebem muito e têm comportamentos “disruptivos” durante o voo.
Sobre reclinar o assento, as pessoas aparentemente se incomodam mais quando a pessoa não tem paciência e já deita o encosto assim que o avião decola.
Cerca de 37% dos norte-americanos ouvidos disseram que prefeririam que não fosse possível reclinar os assentos, mas 53% deles reclinam seus próprios assentos durante o voo.
Confira, abaixo, a lista completa e a porcentagem de pesquisados que citou cada um dos problemas:
1 – O “chutador de assentos” (64%)
2 – Pais negligentes (59%)
3 – Passageiro “aromático” (55%)
4 – O “barulhento” (49%)
5 – O “beberrão” (49%)
6 – O “conversador” (40%)
7 – O fura-fila (35%)
8 – Reclinadores de assentos (35%)
9 – Pessoas que ocupam todo o descanso de braço (34%)
10 – Passageiros famintos (30%)
Fonte: InfoMoney