O fim de um relacionamento é sempre difícil. E cada relacionamento é um relacionamento, nunca um é igual ao outro.

Tem relacionamentos que você sofre por dias, pede pra voltar e aí desencana.

Tem alguns que você mal termina, fica mal por um dia e no outro já está beijando outras bocas. E tem aqueles relacionamentos que por mais que acabem, você continua pensando naquela pessoa por anos.

Mas também há casos de relacionamentos que acabam, mas “a amizade fica”.

Você com certeza tem aquele ou aquela ex que ainda conversa, ainda tenta manter uma certa proximidade por tudo que a pessoa significou pra você, né?

Pois bem, pesquisadores da Universidade de Oakland, da Califórnia, EUA, descobriram que pessoas que tentam manter amizade com seus ex são… Psicopatas.

Os resultados sugerem que elas podem, também, ter traços de personalidade que incluem narcisismo e maquiavelismo.

Segundo informações do site “Metro”, pessoas que fazem isso, fazem por motivos que podem soar bastante desagradáveis.

Sim, às vezes é até mesmo só por sexo… Ou pior, por dinheiro.

“As nossas descobertas sugeriram isso. Essas amizades que ocorrem após o fim do relacionamento, geralmente proporcionam tais oportunidades para os ex trocarem algo que seja de seu interesse. Exemplificando de maneira clara: Dinheiro, sexo, informações pessoais após o fim da relação afetiva“.

(Fonte: ovanguardista.ig.com.br)

RECOMENDAMOS




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

27 COMENTÁRIOS

  1. Esta materia deveria ter outro titulo. O ipo relação que o texto propõe esta longe de ser amizade. Eu mantenho uma relação civilizada com meu ex pois temos laços indissoluveis: filhos. Mas nosso contato se restringe a ligações telefónicas onde tratamos de assuntos pertinentes aos filhos. Mas confesso que gostaria de ter mais proximidades, não por mim, mas para que ele pudesse estar mais proximo dos filhos. Nunca usei esta relação pra tirar proveito. Muito pelo contrário, as fases mais dificeis, que e quando eram pequenos e muito dependentes, passei sozinha, sem cobrar nada. Hoje divido mais as preocupações pq os filhos estão numa fase que precisam de referenciais e, apesar dele não ter sido um bom marido, ele e uma pessoa de bem, com qualidades que podem ser exemplo pros filhos. E como tenho meus problemas de origem emocional, tenho procurado me resguardar um pouco. Nada melhor que o pai pra me dar este suporte. Mas não e facil manter esta dinâmica quando ambos estao em outros relacionamentos, pois a outra parte pode se sentir excluida. Alias, gostaria que fosse abordado esse tema aqui.

    • Realmente isso so apenas poderia acontecer com as mulheres que parecem ter um ego fragil. Tambem porque nessa relacao existe algo em comum que une os dois, que sao os filhos.

  2. Concordo que manter amizade com @ ex pode ser UM dos sinais para identificar um psicopata. Mas não necessariamente todos que têm sejam. Generalizar isso é um erro.

    • Eu penso exatamente assim. Porque você não pode ter uma amizade sincera bem longe de sexo, dinheiro, com um ou uma ex? Se o Universo coloca pessoas nas nossas vidas, e você percebe que um amor tornou-se amizade, ainda assim você admira, confia e gosta de manter amizade sem ganhos secundários, eu vejo essa situação como evolução do ser humano. E acho que a linha da estabilidade e equilíbrio é perfeita quando se consegue esse feito. Gratidão!

  3. Artigo superficial, generalizador, perigoso!!! a partir de um (apenas1!!!) estudo, que estabelece apenas vinculos doentios, o artigo propoe um título chamativo e tendencioso, uma lástima estar num site como este…a curadoria anda mal por aí! existe vida inteligente após as separaçoes também, rsss – vinculos intelectuais, artístico e sim, porque nao, de amizade? às vezes as pessoas descobrem que sao melhores amigos que amantes e p[or aí vai…conheço alguns, e nao sao poucos!!!

    • Também achei superficial e tendencioso, uma bosta!!! Parece que a pessoa que escreveu estava com uma puta raiva do(a) ex e resolveu denominar a todos que pudessem ter amizades com ex de psicopatas diante de sua impossibilidade, achou lá um (único) artigo e mandou a bala a escrever iss.

  4. Ser adultos ,sem problemas isso sim é possível ,ser doente , é odiar uma pessoa que você amou isso sim é doença . Não é normal ,mas manter uma amizade ,é prá quem tem tudo no lugar ,como ter um jardim onde você pode voltar ou não ,é uma escolha sua .
    Tenho problemas com perdas ,e não quero ter raiva ,ou outro sentimento negativo,só porque 23 anos de relacionamento não deu

  5. Nem acreditei no que li. Sinceramente, não da para acreditar que profissionais através de pesquisas chegaram a essa conclusão. Acho mais saudável a pessoa ter um bom relacionamento com um ex do que descarta lo. Quando escolhemos alguém para estar ao nosso lado não é apenas por sexo ou dinheiro, é um conjunto de qualidades que nos satisfaz…. um bom papo, uma pessoa agradável… O amor acaba, mas por que a amizade também tem que acabar. Precisamos ser maduros e viver nesse mundo da melhor forma. Meu ex marido é um homem íntegro, uma pessoa de bom coração. Hoje ele é casado, feliz e tem outro filho. Temos duas filhas do nosso relacionamento e eu tenho um namorado que o amo. Também sou feliz. Algumas vezes nos encontramos e respeitosamente conversamos, resolvemos questões sobre os filhos. Eu fico muito feliz em ve lo bem e sei que a recíproca é verdadeira.

  6. só acredito numa coisa…se a relação acabou, chama-se fim. Não tem como ser amigo de alguém que te machucou… pra mim não existe baixar o nível da relação se ela ja foi ao máximo do casamento. `

  7. Desculpem a franqueza, mas isto é a coisa mais idiota que já li! Eu tenho uma relação de amizade com o meu ex-marido, e não é porque somos psicopatas! É porque temos uma filha em comum, que fazemos muito mais feliz se nos dermos bem! Além disso, não guardamos rancor. O que não funcionou ficou lá atrás, está tudo bem resolvido. Assim, pudemos seguir em frente nas nossas vidas, sem brigas nem chatices desnecessárias. Acho que isto é sinal de civismo e de maturidade, não de psicopatia. Certo???
    Agora em relação ao estudo:onde foi realizado? Qual a formação dos investigadores? Que testes foram aplicados? Qual a amostra da população? Qu a caracterização desta amostra? Qual o desvio-padrão? O testes estavam aferidos para esta população? E muito mais questões deveriam ser colocadas. Alguém que se diga jornalista ou autor de um tablóide qualquer devia ter mais responsabilidade com o que escreve. Eu sou psicóloga, e não vou nestas cantigas, mas há quem não saiba é acredite em qualquer coisa porque “foi feito um estudo”. Cuidado antes de publicarem estás tretas! Sejam mais responsáveis e sérios no trabalho que fazem! Tablóides da treta!! Deviam ter vergonha!!

  8. Mas que artigo…ridículo. Raso, superficial e absurdo. Tem tanta coisa errada que nem perderei meu tempo argumentando. Vocês deveriam apenas retirá-lo. Coisa de revista direcionada para público sem nada na cabeça…

  9. Nunca li um artigo tão esquisito. A fonte não esta disponivel pra consulta nos mecanismos de busca da comunidade cientifica. Sinceramente, acho que tem alguem aí com ciumes da relacao de amizade do atual com a ex. ?

  10. Psicopatas, são esses pesquisadores que no mínimo não conseguem ter uma relação saudável com quem estão. se que estão com alguém, e temem findar uma relação mesma que falida, insistindo no erro que os levariam a alguma psicopatia. Ridículo

  11. É, meu.. causandinho com sinal claro de dor de cotovelo e gente mal resolvida escrevendo ssascoisaê hein! Olha a responsa galera! Publicações pra massa geram uma energia mto importante, e como tudo é cíclico, uma publicação assim pode gerar mta energia reversa de retrocesso. Depois paga médico, analista, coach e o caralho pra resolver as pragas que vcs msms estão jogando.

  12. Relacionamento acabou..acabou…na minha opinião..pode se ter às vezes um certo carinho..do tipo encontrei..na rua vou cumprimentar…numa boa..ou ter o vínculo de filhos…fora isso é safadeza e pode ser safadeza de vários sentidos…sexual…financeiro..interesse etc…
    A coisa mais rídicula e de falta de respeito é a pessoa ter um companheiro ou campanheira e manter contato com ex…namorado ou marido ou ex namorada …ex esposa…e o pior é que isso tá cheio e muitos acham comum…tipo ex..frequentando casa por causa dos filhos..sendo que a mulher já tem outra pessoa..baita falta de respeito! !!

  13. Nada a ver MATERIA!Existe entre as pessoas civilizadas uma conduta que geralmente vem de familia!…Não é porque um relacionamento não deu certo.Devemos fingir que nada existiu com uma pessoa que terminou com outra por tantos motivos diferentes!A amizade e importante.Mesmo porque amigos tambem ficam anos sem se ver e são amigos do mesmo jeito!Mas cada um na sua realidade.Eu não namorei com nenhum maluco.E também não sou maluca.Deve ser por isso!Sempre digo:As pessoas deveriam sair de um relacionamento como entraram.Não como inimigos.Isso ia evitar tanta morte.Tantos problemas com os filhos que ficam.Não da mais não da!E pronto.Ninguém precisa ser INIMIGO!

  14. Lol essa foi demais ?? , psicopata ,hey vocês da psicanálise ,estão colocando mais besteira ,na cabeça de pessoas que podem ser fracas ,pelo amor de Deus, sou casada há 20 anos ? me divorciei há 02 anos ,e me casei com o mesmo marido pai dos meus filhos ? ,porque chegamos a uma conclusão que na época que casamos , não estávamos preparados ok ? , mesmo assim ,sempre fomos alma ? gêmeas , não conseguimos viver um longe do outro ok ? beijos felicidades ,melhore essa página ok ? Deus me livre ???❤❤☯☯☯☯☯

  15. Que matéria ruim. Só falaram do lado ruim, mas ninguém falou da parte que querer ver o outro bem e feliz tb faz parte de um amor genuíno. Que trocar conselhos que podem ajudar a desenrolar a vida do outro é importante. Que a amizade pode ser unica e exclusivamente pq ficou a melhor parte da relação, sem interesses maiores e muito menos querer se aproveitar da situação…meu deus temos muito a aprender sobre o amor ainda…

  16. Não concordo com essa pesquisa , se não deu para ser um relacionamento ,que seja amizade acho que não podemos descartar as pessoas como se fosse um objeto que não se usa mais e porque não ter amizade depois de término já que amigos de ambos se tornam amigos é pouco inteligente já então que temos que colocar no pacote todos os envolvidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui