Quem é que nunca ouviu o seguinte conselho: “Não pegue no colo! Ele vai ficar mal acostumado!”.
Eu ouvi muitas e muitas vezes e aposto que vocês também.
Só que a questão é justamente o contrário!
Quanto mais colo e carinho a criança receber na primeira infância, melhor para a saúde mental dela.
Um estudo realizado pela área de psicologia da Universidade de Notre Dame chegou a conclusão que carinho e colo à vontade na primeira infância criam adultos menos ansiosos e com melhores habilidades sociais.
Leia mais: Orfanato procura doadores de cafuné, carinho e amor para crianças que esperam adoção
Para chegar a essas conclusões, os responsáveis pelo estudo realizaram uma pesquisa com 600 adultos. Todos eles responderam questionários que abordavam passagens de sua infância e também questões da vida atual.
Os resultados mostraram que aqueles adultos que foram mais acalentados, receberam mais colo e atenção de seus pais quando crianças, tinham uma probabilidade menor de desenvolver distúrbios psíquicos, tornaram-se adultos mais saudáveis e mais sociáveis.
De acordo com os pesquisadores, o primeiro ano de vida de criança é importantíssimo para a forma com que o cérebro dela se desenvolverá para toda a vida.
Pais que abraçam, tocam e acalentam os bebês influenciam positivamente o seu desenvolvimento, já que faz com que se tornem crianças mais calmas (nessa fase, os sistemas corporais e neuronais ainda estão se estabelecendo, e o toque e a proximidade ajuda nesse processo).
Leia mais: As crianças amadas se tornam adultos que sabem amar
Se o bebê for deixado chorando muito, ele acabará desenvolvendo uma maior inclinação para o stress.
Ainda, Narcia Narvaez, psicóloga responsável por esse estudo, vai além. Ela diz que não somente é impossível uma criança ficar mal acostumada por receber muito colo como, deixar um bebê chorar sem lhe dar atenção pode, verdadeiramente, prejudicar o seu desenvolvimento.
Então, mamães e papais, esqueçam esses conselhos desinformados que dizem que dar colo estraga a criança, a deixa mal acostumada, mimada e dependente.
Leia mais: Ninguém pode criar bons filhos gritando
Dar colo, carinho, atenção e passar tempo de qualidade com os filhos não somente não os “estraga” como os torna adultos psicologicamente saudáveis, equilibrados e felizes.
Para saber mais sobre essa pesquisa, clique aqui (informações em Inglês).
Logo abaixo, uma reportagem (vídeo) explicando melhor os resultados dessa pesquisa.
(Autora: Shirley Hilgert)
(Fonte:macetesdemae.com )