Um cardápio para conversas
Hábito 1: Acione seu cérebro empático: Mudar nossas estruturas mentais para reconhecer que a empatia está no cerne da natureza humana e pode ser expandida ao longo de nossas vidas.
- Como experiências da infância e juventude moldam sua capacidade de empatizar?
- A seu ver, o que altera o equilíbrio de poder entre o Homo autocentricus e o Homo empathicus em seres humanos, e por quê?
Hábito 2: Dê o salto imaginativo: Fazer um esforço consciente para colocar-se no lugar de outras pessoas – inclusive no de nossos “inimigos” – para reconhecer sua humanidade, individualidade e perspectivas.
- Pense numa ocasião em que você tenha realmente tentado se pôr na pele de outra pessoa. Que diferença isso fez?
- Com que tipos de pessoa você tem dificuldade em empatizar, e por quê? Como você poderia usar a empatia para começar a transpor a barreira entre vocês?
Leia Mais: Empatia: sim, você também precisa
Hábito 3: Busque aventuras experienciais: Explorar vidas e culturas diferentes das nossas por meio de imersão direta, viagem empática e cooperação social.
- Qual seria seu projeto de férias ideal para mergulhar na vida de alguém de meio cultural ou socieconômico diferente do seu?
- Pense num indivíduo cujas ideias políticas ou religiosas você discorde. Em que aventuras experienciais você poderia se envolver para compreender melhor seu ponto de vista?
Hábito 4: Pratique a arte da conversação: Incentivar a curiosidade por estranhos e a escuta radical, e tirar nossas máscaras emocionais.
- Qual foi a conversa mais surpreendente e estimulante que você já teve com um estranho?
- Qual é a maior fonte de tensão ou desentendimento na sua vida familiar? Como você poderia iniciar uma conversa para compreender melhor os sentimentos e necessidades das pessoas envolvidas?
Hábito 5: Viaje em sua poltrona: Transportarmos-nos para as mentes de outras pessoas com a ajuda da arte, da literatura, do cinema e das redes sociais na internet.
- Que filme, romance ou outra obra de arte mais contribuiu para expandir sua empatia e alterar o modo como você age no mundo?
- Como a cultura digital está afetando sua personalidade – sua mente, seu caráter e seus relacionamentos? Uma dieta digital ajudaria ou prejudicaria sua capacidade de empatia?
Leia mais: 26 sensações que você deveria ter em algum ponto da sua vida
Hábito 6: Inspire uma revolução: Gerar empatia numa escala de massa para promover mudança social e estender nossas habilidades empáticas para abraçar a natureza.
- Pense numa causa social ou política com que você realmente se importe. Como você poderia recorrer à empatia para levar mais pessoas a compreendê-la e fazer alguma coisa com relação a ela?
- Que mudança isolada você poderia fazer em sua vida para aprofundar sua conexão empática com a natureza?
E finalmente
- Qual dos seis hábitos você gostaria de desenvolver no futuro e qual é o primeiro passo prático que você teria de dar nas próximas 48 horas para isso?
(Fonte: Livro: O poder da empatia, Roman Krznaric, 2015, Editora Zahar)