Sabemos que a grafologia é o estudo da personalidade de uma pessoa por meio da escrita e que pode ser aplicado em diversas áreas. Os especialistas no assunto acreditam que o cérebro, ao comandar a mão, projeta aspectos pessoais em traços de letras, espaços e palavras.
Esses detalhes – que variam do tamanho ao formato da escrita – representam experiências vividas, traumas e características individuais.
1 – Suas letras são grandes ou pequenas?
Pessoas mais extrovertidas tendem a escrever com letras maiores, enquanto introvertidos e tímidos geralmente têm letras menores. Quem escreve em tamanho médio tem uma grande capacidade de concentração.
2 – O espaço entre as palavras
Deixar espaços grandes entre as palavras geralmente indica que a pessoa que está escrevendo tem muita liberdade e independência – o contrário já é sinal de que a pessoa que escreve não curte ficar sozinha e aprecia a companhia de outros indivíduos. Quem escreve palavras praticamente sem espaço entre elas pode ser uma pessoa que gosta de lugares cheios e de reuniões com bastante gente.
3 – Você pressiona pouco ou muito a caneta enquanto escreve?
Pesar a mão na hora de escrever sugere tensão e raiva – já uma escrita com pressão moderada, que faça com que sua letra não pareça estar em negrito, indica comprometimento. A escrita suave costuma sugerir que a pessoa é empática e sensível, mas também pode ser um sinal de baixa vitalidade.
4 – Até a forma como você pontua o “i” pode revelar sinais de personalidade
Quando o pinguinho está mais para cima da página, indica que a pessoa que está escrevendo tem uma imaginação poderosa; já quando o ponto fica bem próximo à letra, isso indica que a pessoa é organizada e detalhista. Quem deixa o pinguinho à esquerda pode ser um procrastinador, e quem faz o pontinho em formato de círculo geralmente tem qualidades lúdicas e infantis.
5 – Sua assinatura é legível?
Essa vai ser difícil de aceitar, especialmente se você é do tipo que faz rabiscos na hora de assinar um documento. O fato é que assinaturas legíveis geralmente são feitas por pessoas confiantes e que se sentem bem na própria pele. Assinaturas que ninguém consegue ler, no entanto, indicam que a pessoa é mais privada e não fala muito sobre a própria vida.
6 – Como é o seu “l” minúsculo?
Quando o “l” é longo e amplo, isso sugere que a pessoa que o escreveu estava relaxada e era espontânea; por outro lado, quando o “l” é mais apertadinho, geralmente significa que foi escrito por uma pessoa mais tensa e repreensiva.
7 – E a perninha do seu “y”, como é?
Quando a perninha do “y” é longa e expansiva, indica que a pessoa é do tipo que tem muitos amigos e grande convívio social – uma perninha mais magrinha e fechada sugere que a pessoa é seletiva na hora de escolher quem quer por perto. Perninhas curtas geralmente indicam que ela gosta de ficar em casa; as longas são pistas de que ela gosta de viajar e se aventurar.
8 – Dá até para saber se uma pessoa está mentindo pelo modo como ela escreve
Basicamente é assim: se a forma e o estilo de escrita de uma pessoa começam a mudar muito ao longo do texto, e se você percebe essa variação, fique esperto: talvez o que esteja escrito ali seja mentira.
(Fonte: rd.com, com adaptações realizadas pela equipe Fãs da Psicanálise)