Se você gosta de saúde mental, ou até mesmo tem curiosidade sobre o assunto, confira a lista de filmes que fizemos envolvendo a temática.
Aproveita e prepare a pipoca pra fazer aquela maratona!
Nise: O Coração da Loucura (2016)
Interpretada por Glória Pires, Nise da Silveira é vivida em um longa que reconstrói o método inovador dessa médica psiquiatra.
O filme retrata a revitalização do Setor de Terapia Ocupacional do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro; após a psiquiatra assumir o comando do local, utilizando a livre expressão através da arte para o tratamento da loucura, ela foi capaz de fazer história.
De forma sensível, o filme emociona a quem assiste, ao demonstrar a força por trás do tratamento humanizado, tão inerente em Nise. Em meio a predominância do gênero masculino, uma mulher foi capaz de destacar-se ao ousar e modificar vidas.
Dá pra fazer (2008)
O longa conta a história de uma cooperativa italiana liderada por um sindicalista e por ex-pacientes, egressos do manicômio fechado pela Lei Basaglia (a Lei 180 implementou novas práticas que possibilitaram um novo olhar sobre a loucura na Itália, tais como: Centros de Saúde Mental; Cooperativas de Trabalho; Residência para ex-egressos de manicômios; entre outros).
Acreditando no potencial dos participantes, Nilo ao encabeçar a cooperativa enxerga as particularidades de cada membro e busca transformar o assistencialismo em trabalho de verdade, fazendo com que eles tenham participação nos lucros advindos do labor de cada um. É um filme sério com pitada de humor, e vale a pena conferir!
Precisamos falar sobre Kevin (2012)
Conhecido por retratar um caso de perversão sem floreios e disfarces, esse filme conta a história de uma mãe, Eva, e o seu difícil relacionamento com o filho primogênito, Kevin. Eva lida com sentimentos diversos em relação à maternidade, além do sentimento de culpa por causa dos atos de seu filho.
Além disso, o filme mostra também o desenvolvimento de Kevin, na tentativa de explicar e justificar os seus atos, mostrando os motivos que podem ter o levado a ser como ele é. De um modo geral, “Precisamos Falar Sobre Kevin” ilustra bem um caso de perversão, além de retratar a importância dos pais na vida de uma criança.
Bicho de Sete Cabeças (2001)
Bicho de sete cabeças é um longa imperdível a todos os amantes da saúde mental. A riqueza de detalhes e a interpretação dos personagens passa ao telespectador os bastidores por trás dos muros internos dos manicômios, e não deixa de ser um retrato da vida de muitos que vivenciaram essa realidade. A arte remontando a vida real, com tons fortes!
Seu Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.”
Uma Mente Brilhante (2001)
Cinebiografia do gênio John Nash, um matemático americano ganhador do Nobel de Economia. Nash ganha fama ainda muito jovem, aos 21 anos, ao formular um complexo teorema matemático.
Leia mais: 11 filmes do Netflix que todo apaixonado por psicologia deve assistir
Acaba indo trabalhar num projeto secreto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O cientista, que ouvia vozes e era introvertido e isolado, foi diagnosticado com esquizofrenia, transtorno psicológico grave cujas características são, entre outras, a apatia, a desatenção, a ausência de respostas afetivas e a incapacidade de sentir prazer.
Cisne Negro (2010)
Leia a sinopse do filme: “Considerado um drama psicológico, esse filme conta a história de Nina Sayers, uma bailarina que tem na dança a sua vida. Nina mora com a mãe, que é bailarina aposentada e estimula a ambição profissional da filha.
Certo dia, o diretor artístico da companhia decide substituir a bailarina principal na apresentação de abertura da temporada e Nina é a sua primeira escolha. Após isso, Nina passa a considerar as outras bailarinas como concorrentes, inclusive Lily, que é a que mais impressiona o diretor.
Para a apresentação de O Lago dos Cisnes, deverá ser escolhida uma bailarina que seja capaz de interpretar tanto o Cisne Branco, com inocência e graciosidade, quanto o Cisne Negro, que representa a malícia e a sensualidade.
A busca por essa dualidade acaba causando um conflito na mente de Nina, que busca obsessivamente aperfeiçoar o seu cisne negro. Diante de tudo isso, vemos a sua sanidade desaparecer.”
Um Novo Despertar (2011)
Sinopse do filme“Walter Black é o presidente de uma indústria de brinquedos. Ele sofre de depressão, o que faz com que se torne cada vez mais distante da esposa Meredith e dos filhos Porter e Henry.
Leia mais: 7 filmes feitos por mulheres que você precisa ver
Um dia, ao jogar o lixo fora, ele encontra o castor, um bicho de pelúcia no qual é possível colocar o braço. Logo em seguida Walter tenta o suicídio, mas fracassa.
A partir de então, já com o castor, ele assume uma nova identidade e passa a se comunicar através do boneco. O castor permite que Walter volte à vida, no trabalho e junto à família, mas aos poucos ele passa a sofrer um conflito de identidades.
Fonte: Reab.me
Autor: Lucas Ramon
A Pele que Habito um filme de Pedro Almodóvar com Antonio Banderas, Elena Anaya, pode ser incmuido nessa lista.
Obrigada.