Aqui uma técnica simples que necessita não mais de 60 segundos por dia, que pesquisas mostram, vai transformar sua vida: o diário de gratidão.
A maior virtude individual que você pode expressar é a gratidão. Trata-se de um poderoso catalisador de mudanças positivas. O espírito de gratidão o abençoa com a habilidade de ver o melhor em tudo, em consequência do que enche você de satisfação e alegria. É uma ferramenta poderosa para melhorar sua vida. O poder da gratidão é reconhecido pela sabedoria antiga e comprovado pela ciência moderna.
Melody Beetie resume isso muito bem: “A gratidão revela a completude da vida. Ela torna suficiente o que temos, e faz mais. Torna negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza. Pode tornar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo”.
E como você cultiva gratidão? Uma técnica comum é simplesmente escrever, seja uma vez por dia ou cinco dias na semana, algo pelo qual você é grato. Isso é chamado o “diário de gratidão”. Esta técnica é cientificamente comprovada e traz notáveis ganhos em bem-estar. É um tremendo life-hack. Com apenas 60 segundos por dia, o tempo necessário para escrever 3 coisas pela qual é grato, você melhora sua vida. Fácil, né?
É algo tão popular que você encontrará centenas de aplicativos para iOS e Android para manter seu diário. Ou, claro, pode usar um bom e velho caderninho e caneta mesmo.
Para dar certo, o segredo é “ritualizar” o processo, fazendo num mesmo horário do dia, digamos, antes de dormir. Pesquisas indicam que fechar o dia com sentimentos de gratidão tem um efeito especialmente profundo de bem-estar.
O exercício de escrever faz você pensar sobre gratidão e faz você buscar por razões para ser grato. Eu, pessoalmente, gosto de simplesmente cultivar uma mentalidade grata. Conforme veja coisas boas em sua vida diária, você pode não apenas ser positivo e desfrutar delas, mas pode dar um passo além e ser grato por elas.
Quando você atinge os níveis mais altos de compreensão e prática do Caminho 3T e compreende que, em última instância, tudo vem de Deus, você naturalmente se sente grato por tudo em sua vida, sabendo que tudo, incluindo a vida em si, é uma bênção divina. Esse sentimento onipresente de gratidão invoca profunda paz interior.