Neste vídeo, uma jovem descreve, de modo claro e poético, o que é a vida de alguém com depressão.

Se estamos ao lado de alguém com depressão, temos que nos colocar em seu lugar, tentar compreender o que ele sente, pensa, deseja… Quais os seus medos…

Caso sejamos nós os doentes, é preciso compreender o que se passa conosco e saber que não somos os únicos a passar por esse sofrimento. Procurar ajuda especializada, alguém que nos possa orientar, auxiliar e, talvez, medicar.

Segue o vídeo…

(Fonte: revistapazes.com)

RECOMENDAMOS




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

20 COMENTÁRIOS

  1. Hoje em dia, acho que todo mundo que ver esse video sobre depressao, vai se identificar de alguma forma.

    Porque eu não vejo isso como uma doença como uma gripe. Acredito que isso é o que acontece com seres humanos vivendo uma vida que nao foi feita pra eles. Acontece com seres humanos tentando se adaptar num sistema futil, sem sentido.

    Se você procurar ajuda com um psiquiatra, ele vai te passar remédios que só vão aumentar o seu vazio. Um psicólogo pode ser uma boa, mas ta dentro de cada um a força pra levantar cada manhã. Buscar fora, pelo menos pra mim, não ajuda muito, no sentido geral, apesar de me distrair…

    Seilá, acho que essa é uma questão muito ampla e complexa. O mundo de hoje em dia não está nem perto de elucidar todos os aspectos da depressão. As vezes eu acho que o que é chamado de “depressão” é só o sistema te dizendo que o doento é você, e não o mundo em que você vive.

    Mas de qualquer forma, cada um cada um. Raul ja dizia: não pense que a cabeça aguenta se você parar… A gente só tem que continuar.

    • Me identifico muito com o que você escreveu, Gabriel…
      Acredito que exista depressão sim, mas como algo para além do aspecto psicológico, um fenômeno construído socialmente como forma de culpabilizar os sujeitos por não se enquadrarem no sistema.
      O modo como as relações interpessoais e homem-natureza tem sido vividas é doentio. Relações superficiais, de circunstância predominam, enquanto que laços afetivos fortes são cada vez mais raros. Como PAS – pessoa altamente sensível – sei que os que não se adaptam a esse modo de viver vazio e sem substância são rotulados depressivos.
      O que sempre me pergunto é: quem está doente, eu ou o mundo ao meu redor?

    • Gato, vc não faz ideia do que seja a depressão… Compare com um osso quebrado ou com câncer, vc não cura sendo positivo e levantando de manhã para enfrentar a vida. Depressão não é frustração nem tristeza. ?

    • Pois é, o mundo está do jeito q está e nós é que somos doentes….. Muito injusto querer um mundo melhor, sem tantos rótulos e protocolos q devemos seguir só pq é assim q tem que ser, p agradar os outros? Acho q nasci no mundo e época errados….

    • Olha eu tenho uma irmã que teve depressão e vou dizer pra vcs… Se esse comportamento descreve alguém com depressão, com certeza está só no início, porque depressão é muito mais barra pesada. Muita gente simplesmente não se levanta da cama, não se alimenta, passa mal o tempo todo, enfim, depende de um série de questões. Às vezes ela chega devagarinho e outras vezes vem como uma onda gigante levando tudo. Casos e casos né? Acredito que o vídeo é legal pra alertar as pessoas pelo menos do perigo que é não reagir a esse comportamento.

      • Verdade depressão é muito pior, a pessoa não tem força pra nada, as vezes não consegue nem sair da cama sem ajuda, como se as pernas pesassem, não come, qdo come passa mal, tem problemas estomacais. tem crises de ansiedade, não consegue respira, pensamentos negativos, não tem perspectiva de vida. É algo muito mais serio do que foi mostrado.

  2. Esse vídeo me descreveu perfeitamente… E me culpo muito por quase ter deixado meu namorado ir embora, porque eu já não via mais sentido em conviver com alguém dessa forma. Eu creio que eu me sinto da mesma forma ainda, mas o que me motiva a tentar melhorar é ele e se ele for embora, eu vou embora também. O que me deixa mal é ver que eu o arrastei pro mesmo buraco que o meu, eu o afastei dos amigos, dos roles, das trilhas, tudo para viver comigo. Todo fim de semana nos passamos no quarto dele jogando e só saimos para buscar algo para comer no mercado e eu tenho medo de estar prejudicando a vida dele.
    O único motivo de eu não buscar ajuda profissional é porque já me conformei com a forma que me sinto. É claro que o pior já passou, mas ainda me sinto mal. Só que, o que adianta falar disso com as pessoas, elas sempre vão dizer que isso é uma fase e vai passar… E eu passei a acreditar nisso

    • se vcs tiverem possibilidade, larguem tudo e saiam fazer uma viagem. Que seja um mes. Um mochilao. Mesmo contra a vontade de vcs. Comprem tudo e depois nao terao opção, só de ir. Pq se for algo ‘do momento’ (as vezes e das frustracoes da vida), largar um pouco a vida monotona, decepcionante e sem sentido ajuad. Uma colega minha perdeu a mae na faculdade, a mae dela bateu contra uma arvore quando dirigia,e ligaram pra ela dizendo que a mae morreu…. ela foi viajar, ficou acho q 1 ano na china, foi pra russia, acho que ja acabou a faculdade agora, mas, se nao fosse isso, creio que nao teria suportado.

  3. A pessoa posta aqui q ja ficou mal sobre isso, mas um tempo depois nao ve q atras dela tem alguem q esta muito pior por uma pessoa q ela esta iludindo, estando com a pessoa pela qual ela ficou mal

  4. Toda minha vida eu estive sozinho…. Eu me sentia sozinho.
    No colégio, sabia que não era igual aos outros… Eu não conseguia me misturar
    Eu ficava sozinho, mas tentava ao máximo me juntar a todo tipo de pessoa e tentar me enturmar
    Mas nunca consegui sabe? No fim, se eu ficasse apenas parado olhando o mundo girar, ele nem iria notar que eu estava ali…. Foi isso que eu fiz por um longo tempo!
    Apenas olhei e vi as outras crianças brincando, se divertindo, tendo amigos, namorados…
    Eu apenas os olhava, e desejava a vida deles pra mim… Toda noite antes de dormir
    Sonhava que tinha amigos, e era o centro das atenções! sonhava que conheceria uma garota incrível e que ela me entenderia, e a gente iria viver varias coisas juntos… Isso me ajudava a dormir.
    Mas no fim eu estava sozinho e com medo, eu evitava pensar sobre mim mesmo por ser algo triste, bom… Não imagino se vocês sabem o quanto doí ter pena de si mesmo…
    Sim, eu já tive pensamentos suicidas, já achei muitas e muitas vezes que não existir seria a solução.
    Muitas vezes, apenas me deitei na cama e chorei ate não ter mais lágrimas pra deixar cair
    A dor… A dor que isso tudo me causou era horrível, eu nunca tive ninguém pra compartilhar minha dor, ela foi apenas minha… Por muito tempo a solidão me machucou eu sempre vi pessoas felizes, sorrindo, com a vida que eu sonhava toda noite…
    Vi essas mesmas pessoas não dando o mínimo valor a suas vidas… Eles tinham amigos, saiam pra se divertir, tinham companheiras que elas nem davam valor e não era o suficiente?
    Na quele tempo eu faria de tudo pra ter a vida dessas pessoas…
    Queria poder sair, ter amigos de verdade, amar muito alguém! Nossa! Isso ficava na minha cabeça e eu não parava de pensar a cada musica que ouvia, a cada momento que eu parava, a cada noite que eu me deitava e ficava quietinho…
    Hoje eu ainda não tenho tudo que eu quero… Mas quero dizer a vocês toda dor que eu senti por ter ficado sozinho na minha infância não me tornou alguém ruim, não me fez ser uma pessoa triste nem uma pessoa chateada com o mundo!
    Apenas me fez ter um pouco de pena das pessoas que não podem compartilhar os seus sentimentos assim como eu não pude compartilhar, Que ainda sentem a dor que eu sentia, que estão tristes e sem um amigo.
    Quero dizer que eu fui forte o suficiente pra sair dessa solidão, e só dependeu de mim…
    Foi difícil, claro que foi! Trilhar esse caminho me machucou por uns anos, mas eu estou aqui!
    Eu estive sozinho mas você nunca vai estar sozinho nessa caminhada…
    Olhe em volta, seus amigos, pais, parentes… Todos que gostam de você e que te ama de verdade! Eles precisam da sua força, e principalmente você mesmo… Seja forte.
    Como uma lagarta que parece tão frágil e feia um dia acaba virando uma borboleta majestosa.
    Pensar em suicido e idiota quando temos um mundo tão bonito pra viver, tanta coisa pra descobrir! Então… Não seja um idiota, ate seja uma borboleta se possível rsrs
    Lembrando que sempre podem enviar mensagens, não estão sozinhos. ^^’

  5. Realmente é o grande mal do século , o desiquilibrio dá química cerebral o stress a insegurança a vida sem tempo sem exercício físico provoca essa sensacão de impotência frustração e desânimo , quando sua vida é muito agitada você não respira corretamente portanto não oxigena o cérebro o suficiente pra ele relaxar e pensar com calma desenvoltura e segurança isso gera o desiquilibrio dá química cerebral , ‘e preciso relaxar aprender a respirar corretamente inspirando lentamente pelo nariz o máximo que puder , depois segurar esse ar o máximo possível , e soltar lentamente pela boca como se estivesse enchendo uma Bixiga ao fazer isso umas 40 vezes por dia vc já começa a oxigenar o cérebro , vc vai ter uma sensação de leveza de bem estar ,vai passar a pensar com calma segurança e desenvoltura , aos poucos vai voltar a cordenar suas ideias vencer seus medos suas inseguranças e as coisas vão começar a voltar ao normal . É preciso também buscar a Deus em oração pois todo ser humano tem seu lado espiritual e precisa ter um relacionamento mais íntimo com Deus e quando não buscamos por ele abre-se um vazio enorme dentro de nossa mente que só pode ser completado com a paz de Deus . Não adianta buscar tampar esse abismo com drogas bebidas baladas , pois nossa mente precisa de algo concreto esse algo concreto e Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui