O ser humano é uma fonte inesgotável de mistérios, pronta a ser explorada por pessoas curiosas e repletas de senso analítico. Se essa é a sua, há grandes chances de você estar considerando a psicologia como sua futura profissão.
Quer ter uma palhinha com o que você poderá lidar no dia a dia da profissão? Então separamos um punhado de filmes que podem te ajudar.
Boa diversão e não se esqueça da pipoca!
O Lado Bom da Vida – 2012
Um cara recém-saído de uma instituição mental tem de se readaptar ao cotidiano, depois de ter sido diagnosticado com transtorno bipolar.
O Discurso do Rei – 2010
George VI, pai da rainha Elizabeth II, foi obrigado a assumir a coroa britânica de forma inesperada. O problema? Além de sua insegurança, ele era gago. Para ajudá-lo a superar o problema, ele conta com o terapeuta Lionel Logue.
Cisne Negro – 2010
Ao ganhar o papel principal no balé O Lago dos Cisnes, uma bailarina vai à loucura para interpretar os cisnes branco e negro.
Cidade dos Sonhos – 2001
Uma jovem atriz se vê presa a uma ilusão psicótica envolvendo uma caixa azul, um diretor chamado Adam Kesher e uma casa noturna chamada Silencio.
Uma Mente Brilhante – 2001
John Nash, um brilhante matemático, descobre que sofre de esquizofrenia. O filme narra desde as primeiras manifestações da doença até a forma nada tradicional que Nash lidou com ela.
Psicopata Americano – 2000
À primeira vista, ele é apenas um executivo. Aos poucos, entretanto, descobrimos uma personalidade muito mais complicada – e perigosa.
Amnésia – 2000
Imagine se você não conseguisse se lembrar de nada que aconteceu nos últimos dias, mas ainda assim tivesse uma missão a cumprir. Então conheça a história de Leonard, que nesta situação precisa encontrar o assassino de sua esposa.
Beleza Americana – 1999
De perto, ninguém é normal. Especialmente aquelas pessoas que se esforçam demais para parecerem normais, como o casal Lester e Carolyn Burnham.
Clube da Luta – 1999
Qual a primeira regra do Clube da Luta? Você não fala sobre o Clube da Luta. Qual a segunda regra do Clube da Luta? Você não fala sobre o Clube da Luta. Quer saber mais? Então não vamos falar sobre o Clube da Luta. Assiste aí.
Garota, Interrompida – 1999
Após uma tentativa de suicídio, Susanna é levada para um hospital psiquiátrico, onde conhece outras garotas com diferentes problemas psicológicos.
Gênio Indomável – 1997
Um garoto genial, mas que só conhece as coisas por meio das páginas dos livros, é obrigado a fazer terapia com um cara que, ao contrário, já vivenciou um montão de coisas. Os diálogos dessa dupla estão entre os mais incríveis do cinema.
Seven – Os Sete Pecados Capitais – 1995
Dois detetives da homicídios estão à caça de um assassino em série que justifica seus crimes usando os 7 pecados capitais.
O Silêncio dos Inocentes – 1991
Se você tiver que assistir apenas um filme desta lista, é este. O Silêncio dos Inocentes é tão absolutamente incrível, que vale por uma aula de psicologia. Aqui, nosso psiquiatra-canibal favorito ajuda uma agente do FBI a caçar um assassino em série. Assista. É sério.
O Iluminado – 1980
Jack Nicholson é um ator genial, que aqui está mais genial do que nunca no papel de um escritor que pira completamente em um hotel no meio do nada, e tenta matar sua família.
Taxi Driver – 1976
Você está falando comigo? Você está falando comigo? Então sai andando e conheça esse veterano de guerra que trabalha como taxista em Noya York…
Laranja Mecânica – 1971
Alex DeLarge é um jovem ultraviolento que vive em uma Londres futurista, que acaba entrando para um programa experimentar ao ser preso.
Através de um Espelho – 1961
Karin retorna à ilha da família após passar uma temporada em um hospital psiquiátrico. No dia a dia, ela tenta se agarrar à realidade que lentamente foge de seu controle.
Um Corpo que Cai – 1958
Um ex-detetive de polícia investiga uma mulher que está em vias de cometer suicídio. Os problemas começam quando ele se apaixona por ela.
12 Homens e Uma Sentença – 1957
Culpado ou inocente? Isso é o que um júri precisa decidir durante o julgamente de um jovem acusado de matar seu próprio pai.
(Fonte: http://www.gobetago.com.br)
Legal. Só a foto do Cidade dos Sonhos está errada. Essa cena é do Estrada Perdida, do mesmo diretor 🙂
Muito bem observado!
Já assisti a vários filmes dentre os citados acima. E, por incrível que pareça, sempre senti este desejo de mudar de profissão, de ser uma psicóloga. O filme Uma mente brilhante então foi decisivo pra que eu repensasse minha profissão. Sou professora de Matemática e há 7 anos venho lutando contra transtornos mentais. Já obtive vários diagnósticos diferentes. O mais novo e intrigante pra mim foi o de Esquizofrenia. A pergunta que me faço: Será ?? Já tive contato com várias leituras que pontuam a tendência de pessoas que se dedicam as ciências exatas um dia virem a desenvolver a doença. Isso foi um choque pra mim. Acho que por isso estou disposta a tentar ingressar em um curso de psicologia. Quero a princípio obter um auto-conhecimento e, dependendo das descobertas, desenvolver a auto-cura. E num segundo momento, quem sabe, poder ajudar a outras pessoas que passaram o mesmo que eu.
Cláudia, essa sua ‘vontade’ é o maior erro que vc pode cometer, eu estudei psicologia e ao longo do curso conheci inúmeras pessoas que obviamente entraram para ‘se tratar’ ou se ‘auto-analisar’, e isso não existe… não dá certo… e todas elas acabaram por não concluir o curso. Melhor vc gastar o dinheiro da faculdade numa boa terapia e seguir com sua vida, sério mesmo, além do que a profissão é cruel na hora de vc encontrar ‘espaço para atuar’. mesmo que seja uma boa profissional e tenha algum diferencial (meu caso), estou formada a 21 anos e ainda não me mantenho com a profissão…
perfeita resposta , Sandra ,curso psicologia ,e oque mais os professores falavam e falam é isso ,- não faça pra querer se auto analisar ,será um arrependimento.
Sandra, melhor resposta eu não teria, muito sensata. É muito difícil tratar a si mesmo no processo psicoterapêutico.
Você está correta em relação a auto-análise, mas não em relação a profissão, essa sua visão é antiquada e muito pessoal. Sinto em dizer que a Psicologia hoje em dia remunera muito bem, no entanto, é preciso não apenas ser um “bom profissional”, deve amar o que faz.
Ainda não se mantém na profissão após 21 anos? Fique atenta, há algo errado e não é na profissão.
Além de que arrisco dizer que seus problemas estão mais relacionados ao sistema educacional brasileiro (tenho 2 irmãs professoras/sofredoras) que a área de exatas… tem milhares de professores cm depressão, sindrome do pânico e outras enfermidades da mente por conta da profissão e o modo que são ‘obrigados’ a atuar … é frustrante demais !!!
Olá Sandra
Concordo e discordo do que escrevestes. Concordo porque tenho presenciado cotidianamente o sofrimento dos professores e percebo que é realmente, uma profissão onde a probabilidade de sofrimento é alta. Discordo quando chama de “enfermidades da mente”. Mente é algo metafísico que não ocupa lugar no tempo nem no espaço, e é o substituto atual para o que anteriormente já foi chamado de “espírito”, “alma”, “psiquê” etc. Enquanto percebermos esses sofrimentos como algo “interior” e “mental” nas pessoas, deixamos de entender que tudo vem das interações, e é ali que devmos atuar, nas contingências que promovem sofrimento.
Olá Sandra
Concordo e discordo do que escrevestes. Concordo porque tenho presenciado cotidianamente o sofrimento dos professores e percebo que é realmente, uma profissão onde a probabilidade de sofrimento é alta. Discordo quando chama de “enfermidades da mente”. Mente é algo metafísico que não ocupa lugar no tempo nem no espaço, e é o substituto atual para o que anteriormente já foi chamado de “espírito”, “alma”, “psiquê” “ego”, “complexos inconcientes” etc. Enquanto percebermos esses sofrimentos como algo “interior” e “mental” nas pessoas, deixamos de entender que tudo vem das interações, e é ali que devmos atuar, nas contingências que promovem sofrimento.
Um curso de psicologia não vai lhe ajudar nisto… Melhor procurar um bom terapeuta.
Olá Claudia, sou estudante de psicologia, é um curso maravilhoso! mas se vc está procurando a psicologia com objetivo de “auto-cura” me desculpe mas não é a melhor opção! O melhor a se fazer é procurar um bom psicólogo!
quer dizer que a intelligentsia foi à psicologia unicamente em nome do conhecimento, e não do auto-conhecimento? cuidado: para os manuais que pautam o trabalho de boa parte das ciências e intervenções “psi”, à medida que o tempo passa, estes, os auto-proclamados “normais”, estão cada vez mais perto da loucura… o que significa a varição do diagnóstico? aqui e hoje sou TOC, lá e ontem eu era histérico… por favor, me expliquem, psicólogos?
pois, do alto de minha loucura, eu digo: É POSSÍVEL SIM FAZER PSI (COLOGIA / CANÁLISE / QUIAQTRIA / ETC) PARA TENTAR SE ENTENDER, “SE CURAR”, basta ler algumas cartas de Freud a Fliess para ver que o pai também é fraco, e deve ser, afinal…
mas as questões podem ser outras, por exemplo: entender-se, curar-se, para quê? para ser normal? feliz? não é melhor pensar em diminuir sofrimento, uma vez que nascemos para sofrer? e se for para diminuir o sofrimento, talvez outra “atividade” que não a ciência psi possa ser útil
bom, chega, desculpem, apenas um último disparate: quem assistiu A ilha do medo se faz a pergunta: ele era ou não era louco? pois bem, o buraco é mais embaixo: depois que você entra em uma instituição psi, você pode ser qualquer coisa, precisamente porque está ao alcance destas ciências psi fazer do real, normal, ou seja, pautar a realidade pelo critério da norma… e algumas pessoas ainda acham que a norma se define (que se faz psi) em nome do conhecimento, quando no fundo fazem psi para entrar no jogo de poder que a norma nos impõe, porque não escapam da vontade de saber quem são, enfim, para se auto-proclamarem “normais” …
Adorei seu comentário. Adoro gente com essa criticidade e, sobretudo, que questiona, que vai contra o senso comum.
Para o aitoconhecimento, você não precisa fazer um curso de psicologia… e sim, buscar uma boa terapia… um tratamento psicanalítico vão ajudar muito mais.
A Psicologia é uma profissão … não procure o curso como uma auto ajuda ou como solução para resolver seus problemas. Se sente que precisa respostas e ajuda vá numa psicóloga … mas nunca comece o curso de psicologia por outra razão que não a de ser uma profissional da área .. Se cuida ..
Nossa me interessei bastante sua história,muito bacana você quere mudar sua profissão não só por si ajudar e pra ter mais conhecimento mais sim por querer ajudar também as pessoas!parabens tudo de bom!
que bacana Cláudia, também vejo muito sobre psicologia, leio muito sobre assunto, assisto filme, me faz repensar, e até mesmo melhorar comigo mesmo e com outras a minha volta, acho ótimo, mais ainda não que curso fazer ainda, rsrs
Claudia, sou estudante do curso de psicologia, quando eu li seu comentário pensei que poderia orienta-la , o curso é fascinante e através dele você conhece e reconhece muitos aspectos sobre os processos cognitivos, existem várias abordagens e geralmente escolhemos uma para trabalharmos e nos aperfeiçoarmos, os professores costumam dizer que a abordagem nos escolherá, mas gostaria que você soubesse que, jamais poderá se auto-ajudar ou auto-analisar. Quando precisamos de ajuda, devemos procurar outro profissional para equilibrar nossas emoções, se você realmente tem interesse por cursar psicologia faça isso por vontade e conhecimento, não por achar que encontrara “cura” ou “auto-tratamento”.
Boa Sorte!
Faça terapia não um curso de psicologia para se conhecer isso será inútil, falo com propriedade, pois sou estudante de psicologia!
Estar lúcido (exato) em nosso tempo já é uma loucura, tem muitos psicológicos e psicanalistas parasitas dos clientes/pacientes.
Meditação, amar mais, acho bem mais seguro, se levar cassetada por amor aumenos viveu-se.
Faça terapia … Se com o processo terapêutico, ao final, decidir-se em fazer psicologia/psicanálise, submeta-se a um Vocacional para Profissões e sega em frente, mas não vá para o estudo da psicologia/psicanálise com o intuito de se tratar. Sou professor e sei do que falo, a Educação está Osso! Vários amigos depressivos e em tratamento psiquiátrico e psicológico. Boa sorte!
Olá Cláudia . Sou licenciada em psicologia. Posso te adiantar que para obter um auto-conhecimento e, dependendo das descobertas desenvolver a auto-cura, antes de cursar psicologia, deves procurar um psicólogo(a).
Pois nas aulas aprendemos a lidar com os problemas dos outros. Claro que nos faz pensar melhor sobre os nossos próprios problemas, mas, não nos dá a autonomia suficiente para tratarmos a nós mesmos. Tanto que para podermos começar a clinicar como terapeutas, temos que antes fazer uma boa quantidade de horas em terapia.
é , tem 2 , que vocês poderiam incluir na lista , é ” Amigo Oculto – não posso falar senão perde a graça , na época estava construindo um personagem ,
e falei para uma amiga , e ela me recomendou , kk fiquei um pouco decepcionado pelo personagem já existir , mas de qualquer forma vale a pena
ver . e o outros são ; Efeito Borboleta 1 ,2 e revelação , muito legal , valeu pela
recomendação . A.A.
Só faltou janela secreta com jonny Depp.
Faltou Um estranho no Nino :/
Olá, eu incluiria na lista o filme “Precisamos falar sobre Kevin”!!
Também incluiria 2 filmes excepcionais que não podem faltar:
1 – Bicho de 7 cabeças
2 – Ilha do medo.
Muito interessante essa lista !
Eu incluiria ainda: Amigo Oculto (já citado em contato anterior, que realmente é muito bom) e Janela Secreta, com o Johnny Deep.
Sinceramente, fora 1 ou 2, prefiro filmes como:
Um ano mais
Em nome da amizade
Nell
Precisamos Falar sobre Kevin é uma ótima recomendação também!
Estou no 2° ano do ensino médio, e tenho certeza do que quero fazer: Psicologia. Já assisti á metade desses filmes, e os demais com certeza acabaram de entrar para a minha lista!!!
Ps. Dentre os que eu já vi está O Silêncio dos Inocentes, com certeza um dos melhores! Porém, Dragão Vermelho, um filme baseado também na obra de Thomas Harris é o meu favorito, e eu também o colocaria nessa lista. Ele se passa com o Dr. Lecter preso, mas isso não o impediu de atender e auxiliar um antigo paciente, o detetive Graham (que foi quem o prendeu) a solucionar o caso do Dragão Vermelho. Qualquer um que assista á esse filme, não vai se arrepender =3
Também acho q faltou Fale com Ela, Bicho de sete cabeças (já citado), Assassinos por Natureza…. Mas a lista é boa.
Muito interessante todos da lista. Anotados. Recomendo “Um Método Perigoso”. Do nosso ilustre Dr. Sigmund Freud.
Acrescentaria Lucy, Psicose, Como as estrelas brilham no céu as crianças brilham na terra (filme indiano excelente), A procura da Felicidade e À espera de um milagre.
Bicho de sete cabeças. Dormindo com o inimigo. Dragao Vermelho e muitos com Nicole kidman
Poderia incluir também: O solista, Ilha do medo, Bicho de sete cabeças, Precisamos falar sobre Kevin, Melhor é impossível, Requiém e porque não, As aventuras de PI
Pois é Cláudia, a galerinha aí em cima, tem toda razão…
E faltou tb, Se enlouquecer não se apaixone, e Veronika decide morrer (o livro, como sempre, é mais completo). Abraços.
Adoro!! Com certeza vou inclui-los em minha lista! Incluiria nesta lista Precisamos falar sobre Kevin
( sensacional), desejo e reparação e o predestinado.
Olá….Muito legal…
Eu incluiria : DUAS VIDAS ( Fala sobre um trauma de infância , que mudou o modo de ser de um solteirão, que podemos notar um mecanismo de defesa , deixar vocês descobrirem rsr)
Mrs JONES ( Fala sobre Bipolaridade e sobre até onde o terapeuta pode se envolver com o paciente).
O AMOR PODE DAR CERTO ( Fala sobre as fases do adoecimento e a idéia sobre a morte)
O LENHADOR( mostra a pedofilia sobre a perspectiva do pedófilo).
AOS 13 ( Adolescência).
Enfim.
Abraços.
Nesta lista cabe o filme “Menos que Nada”. vale a pena assistir.
Recomendo:O Aviador (com a brilhante atuação de Leonardo Di Caprio).
Faltou UM ESTRANHO NO NINHO
Eu incluiria:
O Doador de Memórias (Filme ótimo que vai dos pensamentos, emoções, percepções e sensações humanas).
Transcendence – A Revolução (Uma frase define o filme: “Você pode provar sua auto-consciência?”).
Sr. Ninguém (Um filme brilhante e desafiador que mistura algumas teorias como as behavioristas e as da física).
Boas dicas que todos vocês deram e vi-os todos.Gostaria de acrescentar à lista de filmes:
-O Tambor-Baseado no livro de Gunter Grass-O tambor de lata-(Trauma infantil)
-Tommy-ópera rock(Trauma infantil)
-Francis Farmer-Lobotomia pré-frontal numa artista de cinema(Verídico)
-Marnie-um romance sobre o papel do amor sobre o Trauma infantil..
-Laranja mecânica-os bastidores das instituições psi/ a violência….
…e faltam tantos…..
Não acredito! que ninguêm citou “Freud Além da Alma” ? então fica a dica, e recomendo, (Um Homem Entre Gigantes) com Wiil Smith.
Recomendo Anita. A história real de uma ninfomaníaca de 17 anos na Suécia dos anos 60, que tem a sua vida mudada depois que conhece um estudante de psicologia.
Podiam adicionar “experimentos (experimenter)” a essa lista
seleção fraca. Poderia colocar old boy
E a lista só cresce… eu incluiria ainda “A casa dos sonhos”, “O mistério das duas irmãs”, “As duas faces de um crime” e “3096”
Falta Woody Allen! Recomendo Simplesmente Alice e A Outra!
Faltou Um estranho no ninho, Don Juan de Marco, Sociedade dos poetas mortos, O campo dos sonhos, Inimigo Meu. Devo ter esquecidos vários, mas, com certeza, esses nos ensinam muito.
Parabens pelo artigo gostei muito estarei compartilhando com os meus amigos e estarei sempre visitando seu site.