Uma rotina de trabalho ou estudos pode, muitas vezes, ser confusa e cheia de coisas para fazer.
Por isso, pode ser muito complicado conseguir realizar tudo que você precisa fazer no dia.
Mas, sem organização fica difícil finalizar as tarefas e cumprir metas.
Uma boa maneira de alcançar os seus objetivos é trabalhar com a ajuda de uma lista de tarefas diárias.
Esse é um truque muito comum, que pode ajudar você a organizar as suas prioridades e não chegar ao fim da tarde com mil coisas “de última hora” para resolver. Confira dicas que podem ajudá-lo.
COMO CUMPRIR METAS USANDO UMA LISTA DE TAREFAS
1. Revise
Reveja todos os seus objetivos mensais.
Tente se recordar de todos os grandes compromissos e projetos que você precisa finalizar naquele mês.
Leia mais: Desorganização atrapalha funcionamento do cérebro e provoca estresse
2. Divida
Pegue os trabalhos maiores e divida-os em pequenas tarefas.
Ao invés de manter um objetivo grande, no qual você perderá dias dedicando-se exclusivamente a ele, recorte-o em pequenas tarefas que podem ser realizadas por dia.
3. Priorize
Organize as suas tarefas e objetivos por ordem de importância.
Pense no que você precisa para agora. Isso é o que deve ser feito primeiro. E a partir disso você pode começar a organizar os próximos passos das suas tarefas.
4. Anote
Use um bloco de notas, uma caderneta ou mesmo um calendário que te permita anotar todas as tarefas que você deve cumprir por dia.
Escreva todas as suas tarefas programadas e também aquelas que você não estava esperando. Mantenha essa lista sempre por perto, para poder consultá-la.
5. Consulte
Olhe para a sua lista de afazeres pelo menos três vezes por dia.Isso vai ajudar você a manter a organização durante o dia.
E lembre-se: algumas tarefas não podem ser finalizadas até que outras estejam prontas. Consultando a sua lista você consegue saber o que será necessário fazer primeiro.
6. Mantenha a calma
Você vai perceber que, por mais organizado que seja o seu dia, algumas tarefas simplesmente ficarão pendentes.
Isso é absolutamente normal, já que durante o trabalho – ou sua rotina de estudos – alguns imprevistos acontecem. Mantenha a calma e não se estresse com isso. Priorize as pendências no dia seguinte.
7. Confira
Quando faltarem alguns minutos para o fim do seu dia olhe para a sua lista de tarefas e risque tudo aquilo que você conseguiu resolver.
Depois procure, entre as pendências, tarefas rápidas, que podem ser resolvidas naqueles minutos finais antes de você ir embora do escritório ou deixar os estudos de lado. Escolha uma delas e resolva-a.
Leia mais: Conselhos para os sempre atrasados
8. Comece novamente
Depois de resolver as pendências rápidas, anote aquilo que você não terminou em uma nova folha, na qual você vai anotar as tarefas do dia seguinte.
Jamais use a folha de pendências do dia anterior, isso vai te dar a sensação de dever não cumprido. Comece sempre uma nova lista.
9. Observe e avalie
Reflita sobre as tarefas que você conseguiu resolver durante o dia.
Elas foram resolvidas de forma eficiente? Você podia ter trabalhado melhor na resolução delas? Isso vai te ajudar a melhorar seu método de trabalho.
10. Não exagere e se divirta
Evite colocar em sua lista mais coisas do que você pode fazer, isso vai te deixar frustrado.
Coloque um número de tarefas que você sabe que conseguirá cumprir.
E entre as suas tarefas, liste coisas divertidas, que te façam bem. Depois de tantas tarefas complicadas você merece um pouco de diversão.
(Fonte: noticias.universia.com.br )
Muito boa essas dicas, eu adorei e vou tentar colocar em prática, fica com Deus.