E é assim desde que o mundo é mundo. Não vem que não tem.
Foi-se o tempo que o amor e o pudor ocupavam a mesmo assento no vagão. Hoje em dia, fala-se em amor no elevador, na academia, na fila do pão.
Beijo, amiga! Te amo!
Qualquer coisa dá um grito. Te amo, irmão.
E em tempos de redes sociais, whats app e tudo mais, aí então nem se fala: o amor ficou mais popular que nota de dois reais.
Virou o novo bom dia. E diga-se de passagem aquele tipo de bom dia que você dá sem olhar dentro dos olhos. Um bom dia mais genérico, um bom dia coletivo.

É muito simples: basta digitar no grupo:
“Amo todos vocês, gostosuras! ” E está feito o serviço.
E antes que alguém me taxe de recalcado, azedo, mal amado ou qualquer coisa do tipo, e me pergunte: o que há de errado nisso, em compartilhar bons sentimentos, hastag good vibes, que mal pode haver em falar de amor o tempo todo, se amor é um sentimento que nos faz tão bem?
E eu te respondo: Mal nenhum. O amor é um sentimento que nunca está de barriga cheia, pelo contrário: tem a fome de cem em jejum e se alimentar de amor, faz sempre muito bem.
Mas que fique claro: quem ama todo mundo, não ama ninguém.
Amor é muito mais que discurso, que panfleto, que firula, que troca de gentileza.
Amor é poder contar com o outro, na alegria e na tristeza.
Dos tantos que te dizem, eu te amo, como quem diz: sabe onde fica as Casas Bahia? Com quantos deles você pode realmente contar? Quando a barriga doer, quando a solidão bater, quando a febre chegar? Dos tantos pra quem você diz, eu te amo, como quem passa manteiga no pão, pra quantos você está realmente disposto a abrir sua casa, sua vida, seu coração?

Por que amor desde que me entendo por gente, é simplesmente entrega.
Ainda que seja um sentimento livre, belo e potente justamente por não ter regras, sinto muito dizer, mas sem nenhuma exceção: amor não é discurso, é ação.
Portanto antes de sair dizendo eu te amo a torto e direito, repense se é isso mesmo o sensato a se dizer.
Talvez você curta, goste, considere a pessoa muito divertida, mas será que isso é ponto de partida pra dizer: eu amo você?
Talvez haja afinidade em tantos assuntos, e na balada não há companhia melhor do que essa colega querida, companheira de bebida, que fecha contigo e dança até o chão; mas será que isso é suficiente pra ela te dizer eu amo, com a mesma naturalidade que diz: amo caipirinha de limão?
Sinceramente, amor é coisa séria, e não convém banalizá-lo para o bem de todos os envolvidos.
Dizer eu te amo da boca pra fora, é como dizer: eu te amo, mas não conte comigo.
Eu te amo, mas quando precisar não me ligue.
Eu te amo, mas posso mudar de ideia, como quem muda de roupa, e não amar mais você.
Eu te amo, mas seu namorado é uma delícia. Aconteceu. O que é eu posso fazer?
Eu te amo, mas infelizmente não posso fazer nada pra te ajudar.
Eu te amo, mas tô sem tempo pra te ouvir.

Eu te amo, mas não me leve a mal, dinheiro eu não gosto de emprestar.
Eu amo todos vocês, delícias cremosas desse grupo, vontade de abraçar todo mundo e nunca mais soltar. Agora suas delícias, vão se ferrar!
E de repente o amor esse sentimento tão precioso, vira mimimi, conversa fiada, nhenhenhém.
E a responsabilidade é sua que ajudou a banalizá-lo.
Não tem segredo, meu caro: quem ama todo mundo, não ama ninguém.

(Autor: Herton Gustavo)

(Fonte: revistapazes.com)

RECOMENDAMOS




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

29 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, seu texto foi chocante mesmo…
    Mas quero chamar a atenção ao fato que me chocou. Não foram tuas palavras nem as entendi como se fosses um descrédito ao amor.
    Concordo com o que eu acredito que você queria dizer: “Quem ama todos não ama ninguém”.
    Você quis dizer que existe uma banalização da palavra Amor…
    Se a pessoa diz pra tudo e todos que as ama, não está utilizando a palavra amor corretamente, existem substitutas como: gostar, simpatizar, admirar.
    Amor deve ser dita quando existe um sentimento grande e praticamente indecifrável de bem-querer, cuidado e afeto.
    Concordo com você…
    Abraços

  2. Concordo com o que eu acredito que você queria dizer: “Quem ama todos não ama ninguém”.
    Você quis dizer que existe uma banalização da palavra Amor…
    Se a pessoa diz pra tudo e todos que as ama, não está utilizando a palavra amor corretamente, existem substitutas como: gostar, simpatizar, admirar.
    Amor deve ser dita quando existe um sentimento grande e praticamente indecifrável de bem-querer, cuidado e afeto.
    Concordo com você…
    Abraços

  3. Concordo totalmdnte hje em dia a pessoa conhece a outra nafila do bco ja se despede dizendo q ama , como minha avó dizia amor demais até santo desconfia tenho ate medo disso kkkkkk Lucia Cristina Quevedo

  4. Entendo tudo o que disse, provavelmente até o que não disse e concordo com cada palavra. Realmente é triste que o amor tenha sido banalizado , dizem que sou fria mas a verdade é que não dá pra saber pra quem podemos dizer essa palavra que afinal é só uma palavra mas o que ela significa é muito maior e só dá pra ser mostrado com gestos, atitudes, o que poucas pessoas tem…

  5. Enfim, li algo com.muito sentido. Achei que era uma deficiência minha não amar todas as pessoas, e não deixar de amar outras… Então, concluo que eu realmente sei o que é o amor…

  6. Excelente texto! Super concordo! O que mais vemos hoje são pessoas que dizem que amam, mas quando o outro precisa, nunca pode ajudar. Que amor é esse? Viver o mundo da fantasia nas redes sociais é muito fácil…

  7. Calma. Existem muitos amores.
    Todos podem ser usados, não é pecado.
    Eu amo MC Donalds, amo meus amigos, amo minha mãe e meus filhos, aposto que você percebeu a diferença de cada amor. A palavra pode ser usada à vontade, a solenidade fica por conta do sentimento em si. Todos vão entender.

  8. Acho que depende do contexto onde é usada a palavra. Quem não sabe diferenciar um “valeu galera, amo vocês” de um olhar nos olhos e dizer “amo você, meu amor” tem algum tipo de retardo mental.

  9. A mais pura verdade.Tenho 48 anos, e, lendo esse texto pude voltar no tempo e pensar, que nunca disse: EU TE AMO! O motivo? Nunca fui amada por ninguém, nem pela minha mãe; não sei o que é isso: AMOR. E ainda me cobram, que eu seja sociável.

  10. Não concordo, aliás se todos sentisse uma amor puro uns pelos outros o planeta estaria em total harmonia, amor é você respeitar, ajudar, cuidar, e isso todos deveríamos ser amor não é só entre família ou o seu parceiro amor é mais que isso, amor é vc doar sem esperar um obrigado esse é o verdadeiro amor aquele que a gente diz eu te amo e não espera uma resposta, agora se pra v c. Preci s ar amar vc ter que fazer provas pra isso, isso não é amor. Minha opinião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui