Foi-se o tempo em que psicologia era “coisa para louco” e que quem fazia análise era considerado desajustado. Atualmente, mais do que nunca, as áreas do conhecimento e estudos da mente são extremamente importantes e cada vez mais procuradas.
Assim, a psicologia – juntamente da psicanálise e psiquiatria – são assuntos que mexem com nosso interior de forma profunda e intensa e colocam-nos diante de temas conflituosos, que sempre nos fazem crescer e obter novos pontos de vista.
A lista é do Guia da Semana com 10 documentários incríveis sobre essas áreas que você deveria assistir. Confira:
Documentário de Carl Jung
Para quem não conhece, Jung foi um dos principais nomes da psicologia e da psicanálise. Trabalhou e estudou com Freud e, depois, seguiu seu caminho, criando suas próprias teorias – que são apresentadas nas cenas.
Encontro com Lacan
Assim como Freud, Lacan também foi um nome de extrema importância para o mundo da psicanálise e para os avanços nos estudos dessa área. Mais do que isso, partiu de pensamentos onde dizia que os psicanalistas pós-freudianos teriam se distanciado muito das teorias e propôs um retorno aos estudos do pensador. Assim, o documentário mostra não apenas a vida de Jacques Lacan, como o avanço de suas teorias e direcionamentos da psicanálise.
Leia Mais: 14 filmes reais absolutamente imperdíveis para amantes de psicologia
A fúria de um anjo
Se alguma pessoa ainda duvida do poder que uma análise tem, este é o primeiro documentário que deveria assistir. As cenas mostram a situação inicial de uma pequena garotinha e todo o andamento do seu processo de análise. Sem dúvidas, é um material rico, seja para ver o trabalho minucioso de um analista, a troca de amor que envolve uma análise e como as situações que consideramos perdidas podem sim ser revertidas.
O Cérebro Inconsciente
O documentário, que conta com a participação de diversos neurocientistas, fala sobre as ações inconscientes do ser humano, nos mostrando como nosso corpo reage a esse processo e como o cérebro consegue, a partir disso, moldar nossas atenção e percepção.
Leia Mais: 11 filmes do Netflix que todo apaixonado por psicologia deve assistir
Vozes da Escuridão
A palavra esquizofrenia vem do grego e significa “um vão entre a mente e a alma” e o documentário traz uma pesquisa que diz que um a cada 100 norte-americanos sofrerá da doença. As cenas mostram diversas manifestações dos distúrbios psíquicos, fazendo com que consigamos enxergar este universo de uma forma nova e diferente.
Inteligência emocional
O documentário fala sobre como antigamente os problemas emocionais eram escondidos e hoje são mais bem aceitos. Nas cenas, aborda o fato de que as pessoas precisam aprender a reconhecer suas emoções para que possam, então, aprender a lidar com cada uma delas.
Crianças consumidoras: A comercialização da Infância.
O documentário trata um assunto sério, mas que nem sempre é visto como um sinal de perigo para os pais e cuidadores. Em forma de alerta para a sociedade, fala sobre como as crianças são o maior alvo das estratégias de marketing e quais são as consequências desse processo em suas respectivas vidas.
Bônus I
Curta mostra o poder e a beleza de ser analista.
Bônus II
O curta, feito pela Organização da Saúde, conta um pouco de como é estar com depressão, um dos males do século.
(Fonte: guiadasemana)